Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18181
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de violão para violonistas solistas em uma classe de seminários em instrumento na graduação
Autor(es): Souza, Luan Sodré de
Autor(es): Souza, Luan Sodré de
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral investigar o ensino de violão para violonistas solistas em uma classe de seminários em instrumento de um curso de graduação. Buscou-se identificar as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor para conduzir a aprendizagem da classe, entender como o professor trabalhava as especificidades de cada aluno no contexto de grupo, perceber como as estratégias metodológicas utilizadas pelo professor refletiam no aprendizado do estudante, e saber quais eram os principais alicerces da atuação profissional do professor. Foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo (YIN, 2001; BOGDAN & BIKLEN, 1994), onde foram coletados dados por meio de 8 observações / filmagens, das quais 4 foram transcritas na íntegra, além de uma entrevista semiestruturada realizada com o professor. Durante a análise de dados foram identificadas as estratégias utilizadas pelo professor e categorizadas em 5 grupos: Gerenciamento da aula, Detecção e exposição de problemas, Correção e orientação, Avaliação, e Interação com a classe. Foi feita uma relação entre as estratégias utilizadas pelo professor com o modelo de instrução SRSD (Self-regulated Strategies Development), (HARRIS, GRAHAM, SANTANGELO, 2013; HARRIS et al, 2011), sendo esse o nosso referencial de análise. Também foi discutida a formação do professor com base na construção dos saberes experienciais (TARDIF, 2010), vivenciado na sua formação enquanto instrumentista. Foi observado que as estratégias utilizadas pelo professor tinham grande relação com o modelo instrucional SRSD, o que revelou um ensino voltado para o desenvolvimento de estratégias de autorregulação da aprendizagem nos estudantes.
Palavras-chave: Ensino coletivo de violão
Estratégias de ensino de violão
Máster Classes
Formação de violonistas solistas
SRSD
Ensino coletivo de violão na graduação
CNPq: Música
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18181
Data do documento: 31-Out-2015
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf5,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.