Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Silva, Valdenir Almeida da | - |
dc.contributor.author | Cruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da | - |
dc.contributor.author | Camargo, Climene Laura de | - |
dc.creator | Silva, Valdenir Almeida da | - |
dc.creator | Cruz, Jefferson Bruno Ribeiro Lima da | - |
dc.creator | Camargo, Climene Laura de | - |
dc.date.accessioned | 2011-07-13T04:54:57Z | - |
dc.date.available | 2011-07-13T04:54:57Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.issn | 2178-8650 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1818 | - |
dc.description | p. 57-66 | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Educação Tutorial (PET) destina-se ao aprimoramento da formação dos alunos de diversos cursos de
graduação das Instituições de Ensino Superior do país, por meio da promoção de atividades relacionadas ao ensino,
pesquisa e extensão. Com base em uma metodologia qualitativa, o presente estudo foi elaborado com o objetivo de
caracterizar os ex-integrantes do PET, bolsistas e voluntários quanto ao sexo, idade, cor, tempo de permanência no
Programa, nível de formação atual, classe social e renda; analisar a experiência vivenciada por ex-integrantes do
PET-Enfermagem e os fatores que interferem no desenvolvimento de suas atividades. Para tanto, utilizou-se como
instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Os dados coletados foram analisados pela técnica de
análise de conteúdo. Ao final do estudo, percebeu-se que o PET, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal
da Bahia (EEUFBA), caracteriza-se como uma estratégia de aprendizado eficaz para os alunos deste grupo. Sua
metodologia de trabalho favorece amadurecimento profissional e pessoal, influencia o aprimoramento técnico-
-científico, na escolha da área de atuação em enfermagem, bem como possibilita a construção de atividades em
conjunto com grupos de outras áreas. O PET foi apontado pelos alunos como de fundamental importância para o
desenvolvimento da vida acadêmica, enquanto a experiência de orientar o grupo foi avaliada pelos tutores como
positiva, pois promove troca de informações, crescimento e enriquecimento profissional. Concluiu-se que o PET, na
EEUFBA, tem se firmado como um instrumento pedagógico importante, pois sua metodologia de trabalho favorece
o amadurecimento profissional e pessoal, levando ao cumprimento de seu papel no que diz respeito à formação
ampla, ao preparo de profissionais mais comprometidos com a realidade, e com o aprimoramento dos
conhecimentos técnico-científicos imprescindíveis à Enfermagem. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Programa de Educação Tutorial | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA OS ALUNOS DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Baiana de Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 22 / v. 23, n. 1, 2, 3 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)
|