Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida Filho, Naomar Monteiro de | - |
dc.contributor.author | Rudá, Caio | - |
dc.creator | Rudá, Caio | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-15T16:11:31Z | - |
dc.date.available | 2015-12-15T16:11:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.date.submitted | 2015-09-25 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18384 | - |
dc.description.abstract | A formação em Psicologia no Brasil tem sido amplamente estudada e discutida em ambientes acadêmicos, desde antes da sua institucionalização em universidades e faculdades. Diante da escassez de estudos críticos acerca da educação superior nacional, este estudo propõe examinar a formação universitária em Psicologia no Brasil como consequência da constituição da Educação Superior neste país, visando à sua caracterização, por meio de uma abordagem comparativa, tendo como objeto a formação em Psicologia, tal como vem sendo ofertada em instituições federais de ensino superior. Mediante um estudo de casos múltiplos, buscou-se analisar a formação universitária em psicologia, no nível de graduação, tendo como objetivos específicos apontar relações entre finalidades, objetivos e estrutura do processo de ensino-aprendizagem. Os principais resultados apontam para uma estrutura de formação anacrônica, não condizente com as especificidades ontológicas da Psicologia e apartada das expectativas acerca do papel das universidades na formação cidadã crítica e profissional. Acredita-se, portanto, que a formação em Psicologia deve ser revista em todas as dimensões, desde seus marcos normativos aos tipos de componentes curriculares. Aponta-se uma imprescindível revisão da arquitetura acadêmica, substituindo o tradicional arranjo linear pelo regime de ciclos. Desse modo, toda a formação inicial estaria assentada em uma etapa propedêutica, sendo complementada numa segunda etapa que ofereceria conteúdos estruturantes do campo psicológico e habilitaria à utilização de instrumentos e técnicas psicológicos indispensáveis à atuação profissional. Por fim, uma profissionalização mais efetiva dar-se-ia num terceiro ciclo de formação especializada, conforme áreas de especialidade e atuação ou orientações teórico-metodológicas, em programas de residência e/ou mestrado profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação em Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Psicologia brasileira | pt_BR |
dc.title | Formação em Psicologia no Brasil: história, constituição e processo formativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Coutinho, Denise | - |
dc.contributor.referees | Lima, Mônica | - |
dc.contributor.referees | Dias, Rita | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Interdisciplinar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
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