Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Veras, Renata Meira | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Maria Helena | - |
dc.creator | Bezerra, Maria Helena | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-29T21:22:24Z | - |
dc.date.available | 2016-02-29T21:22:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-29 | - |
dc.date.submitted | 2015-09-21 | - |
dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18662 | - |
dc.description.abstract | Os Bacharelados Interdisciplinares (BI) foram implantados na UFBA, em 2009, depois de a Universidade ter aderido ao Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Por se tratar de uma arquitetura baseada em ciclos, recente na UFBA, este trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos acerca do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e o processo migratório tanto para área de concentração quanto para o Curso de Progressão Linear (CPL) em Música. Como metodologia, elegeu-se o estudo de caso; para a análise dos dados obtidos nas entrevistas, procedeu-se à análise de conteúdo segundo Bardin e Bauer & Gaskell, a partir de três eixos: Criação e Implantação dos Bacharelados Interdisciplinares; Avaliação acerca dos Bacharelados Interdisciplinares – categorias Afiliação e Informação e Orientação acadêmica; Fatores determinantes para escolhas do aluno – categorias Escolha pelo BI e CPL e Escolha pela área de concentração em Música. Para a contextualização da problemática, foram utilizadas a revisão documental e entrevistas semiestruturadas numa abordagem qualitativa, sob a ótica dos atores do quadro da Escola de Música (EMUS) e do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC). Os resultados apontaram para a preocupação quanto à definição do tipo de universidade que o Brasil pretende ter, pois até o presente momento existem sobreposições de propostas, sendo necessárias reformulações; aprimorar as informações e orientações prestadas aos alunos sobre o ingresso no BI e CPL, inclusive no que tange à prova de habilidade específica; a importância de o aluno de se afiliar e caminhar com autonomia. As escolhas pelo BI e CPL ainda sofrem influências de familiares e amigos, sendo necessário esclarecimento e disseminação da proposta junto àqueles que pensam ser o BI uma porta de acesso e não uma modalidade de formação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado Interdisiciplinar em Artes | pt_BR |
dc.subject | Progressão Linear | pt_BR |
dc.subject | Migração BI/CPLMusica | pt_BR |
dc.subject | Escolhas | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Escola de Música e no IHAC/UFBA | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Brandão, José Maurício Valle | - |
dc.contributor.referees | Matos, Robson | - |
dc.contributor.referees | Rocha, Marcelo | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Humanidades Artes e Ciencias Prof. Milton Santos | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Estudos Interdisiciplinares Sobre a Universidade | pt_BR |
dc.publisher.initials | IHAC/EISU | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Gestão, Formação e Universidade | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGEISU)
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