Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedreira, Larissa Chaves | - |
dc.contributor.author | Faustino, Tássia Nery | - |
dc.creator | Faustino, Tássia Nery | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-20T12:49:01Z | - |
dc.date.available | 2016-04-20T12:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2014-12-15 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18921 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: realizar uma intervenção educativa junto à equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva visando a ampliação do conhecimento e a introdução de melhorias nas práticas de prevenção e monitorização do delirium nos pacientes idosos. Método: pesquisa-ação com onze enfermeiras e uma técnica em enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de Salvador. A intervenção educativa consistiu na realização de oficinas pedagógicas em que a equipe de enfermagem, a partir da exposição das atuais evidências científicas sobre a temática delirium e da reflexão crítica sobre o cotidiano do seu trabalho, identificou problemas nas práticas de prevenção e monitorização do delirium no cenário investigado, planejou ações para a sua resolução, executando-as, e por fim avaliou as mudanças obtidas nessas práticas. Os dados foram coletados em cinco oficinas e analisados a partir de uma construção teórica sobre delirium e das premissas da educação permanente em saúde: a problematização das práticas e a aprendizagem significativa. Resultados: dez problemas foram identificados: déficit de sensibilização da equipe em relação ao cuidado ao idoso em risco para delirium ou que curse com o quadro; dificuldade de visualização dos relógios por alguns pacientes; material inadequado para realização da contenção física; ausência de rotinas para permissão de uso de aparelho auditivo, óculos e prótese dentária; orientação deficiente dos pacientes por parte dos profissionais; comunicação insuficiente entre profissionais e familiares; luminosidade excessiva durante o período noturno; interrupção do sono dos pacientes no período noturno; ruídos excessivos na unidade; e a não utilização de escalas para a detecção do delirium. Foram planejadas ações de caráter educativo, prático, técnico e gerencial e envolvendo a articulação intersetorial, para o equacionamento desses problemas. Algumas das ações pactuadas não foram implementadas, dentre estas a determinação de rotinas e a elaboração de cartazes/cartilhas. Associadamente, mesmo após a execução de algumas das medidas programadas, determinados problemas não foram solucionados, sendo minimizados, visto que essas ações são de alcance a médio/longo prazos, envolvendo processos licitatórios para compra de materiais e mudanças estruturais na unidade. Apesar da não resolução da maior parte desses problemas, o grupo relatou mudanças significativas em suas práticas, com a implementação de medidas não farmacológicas para prevenção e gestão do quadro, valorização do importante papel da família no processo de reorientação do idoso, avaliação criteriosa da indicação e manutenção da contenção mecânica e vigilância de atitudes que possam aumentar o risco de desenvolvimento da disfunção. Em relação às práticas de monitorização, o coletivo já reconhece a existência dos diferentes subtipos do delirium, contudo escalas validadas para detecção do quadro ainda não estão sendo utilizadas por quase a totalidade das enfermeiras. Conclusão: a intervenção educativa realizada contribuiu para a ampliação do conhecimento das participantes e para a introdução de melhorias nas práticas de prevenção e monitorização do delirium nos pacientes idosos na UTI pesquisada, assim como favoreceu o desenvolvimento da consciência crítica acerca da problemática levantada, possibilitando a revisão permanente do cuidado ofertado. Contudo, ressalta-se a necessidade da aplicação periódica de escalas validadas para detecção do delirium pelo coletivo considerado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Delirium | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Unidade de Terapia Intensiva | pt_BR |
dc.subject | Equipe de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Intervenção educativa | pt_BR |
dc.subject | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.title | Prevenção e monitorização do delirium no idoso crítico: realização de uma intervenção educativa com a enfermagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Perreira, Larissa Chaves | - |
dc.contributor.referees | Vieira, Débora Feijó Vilas Boas | - |
dc.contributor.referees | Fagundes, Norma Carapiá | - |
dc.contributor.referees | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Escola de enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.program | em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGENF)
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