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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/18921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedreira, Larissa Chaves-
dc.contributor.authorFaustino, Tássia Nery-
dc.creatorFaustino, Tássia Nery-
dc.date.accessioned2016-04-20T12:49:01Z-
dc.date.available2016-04-20T12:49:01Z-
dc.date.issued2016-04-20-
dc.date.submitted2014-12-15-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18921-
dc.description.abstractObjetivo: realizar uma intervenção educativa junto à equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva visando a ampliação do conhecimento e a introdução de melhorias nas práticas de prevenção e monitorização do delirium nos pacientes idosos. Método: pesquisa-ação com onze enfermeiras e uma técnica em enfermagem de uma unidade de terapia intensiva de Salvador. A intervenção educativa consistiu na realização de oficinas pedagógicas em que a equipe de enfermagem, a partir da exposição das atuais evidências científicas sobre a temática delirium e da reflexão crítica sobre o cotidiano do seu trabalho, identificou problemas nas práticas de prevenção e monitorização do delirium no cenário investigado, planejou ações para a sua resolução, executando-as, e por fim avaliou as mudanças obtidas nessas práticas. Os dados foram coletados em cinco oficinas e analisados a partir de uma construção teórica sobre delirium e das premissas da educação permanente em saúde: a problematização das práticas e a aprendizagem significativa. Resultados: dez problemas foram identificados: déficit de sensibilização da equipe em relação ao cuidado ao idoso em risco para delirium ou que curse com o quadro; dificuldade de visualização dos relógios por alguns pacientes; material inadequado para realização da contenção física; ausência de rotinas para permissão de uso de aparelho auditivo, óculos e prótese dentária; orientação deficiente dos pacientes por parte dos profissionais; comunicação insuficiente entre profissionais e familiares; luminosidade excessiva durante o período noturno; interrupção do sono dos pacientes no período noturno; ruídos excessivos na unidade; e a não utilização de escalas para a detecção do delirium. Foram planejadas ações de caráter educativo, prático, técnico e gerencial e envolvendo a articulação intersetorial, para o equacionamento desses problemas. Algumas das ações pactuadas não foram implementadas, dentre estas a determinação de rotinas e a elaboração de cartazes/cartilhas. Associadamente, mesmo após a execução de algumas das medidas programadas, determinados problemas não foram solucionados, sendo minimizados, visto que essas ações são de alcance a médio/longo prazos, envolvendo processos licitatórios para compra de materiais e mudanças estruturais na unidade. Apesar da não resolução da maior parte desses problemas, o grupo relatou mudanças significativas em suas práticas, com a implementação de medidas não farmacológicas para prevenção e gestão do quadro, valorização do importante papel da família no processo de reorientação do idoso, avaliação criteriosa da indicação e manutenção da contenção mecânica e vigilância de atitudes que possam aumentar o risco de desenvolvimento da disfunção. Em relação às práticas de monitorização, o coletivo já reconhece a existência dos diferentes subtipos do delirium, contudo escalas validadas para detecção do quadro ainda não estão sendo utilizadas por quase a totalidade das enfermeiras. Conclusão: a intervenção educativa realizada contribuiu para a ampliação do conhecimento das participantes e para a introdução de melhorias nas práticas de prevenção e monitorização do delirium nos pacientes idosos na UTI pesquisada, assim como favoreceu o desenvolvimento da consciência crítica acerca da problemática levantada, possibilitando a revisão permanente do cuidado ofertado. Contudo, ressalta-se a necessidade da aplicação periódica de escalas validadas para detecção do delirium pelo coletivo consideradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeliriumpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectUnidade de Terapia Intensivapt_BR
dc.subjectEquipe de enfermagempt_BR
dc.subjectIntervenção educativapt_BR
dc.subjectEducação Permanente em Saúdept_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.titlePrevenção e monitorização do delirium no idoso crítico: realização de uma intervenção educativa com a enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesPerreira, Larissa Chaves-
dc.contributor.refereesVieira, Débora Feijó Vilas Boas-
dc.contributor.refereesFagundes, Norma Carapiá-
dc.contributor.refereesSilva, Rosana Maria de Oliveira-
dc.publisher.departamentEscola de enfermagempt_BR
dc.publisher.programem Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGENF)

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