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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorLopes, Antonio Alberto da Silva-
dc.contributor.authorSantana, Luciana Alaíde Alves-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Prado dos-
dc.contributor.authorCoutinho, Denise-
dc.contributor.authorCardoso, Antonio José Costa-
dc.contributor.authorLoureiro, Sebastião-
dc.creatorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.creatorLopes, Antonio Alberto da Silva-
dc.creatorSantana, Luciana Alaíde Alves-
dc.creatorSantos, Vanessa Prado dos-
dc.creatorCoutinho, Denise-
dc.creatorCardoso, Antonio José Costa-
dc.creatorLoureiro, Sebastião-
dc.date.accessioned2016-04-28T19:07:35Z-
dc.date.available2016-04-28T19:07:35Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1981-5271-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19000-
dc.description.abstractEste é o segundo artigo de uma série que apresenta estrutura curricular e modelo pedagógico do curso de Medicina em implantação na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que adota um regime de dois ciclos de formação, integralmente realizado nos contextos de prática do Sistema Único de Saúde. Para isso, apresentam-se resumidamente perfil e competências dos egressos, introduzindo a estrutura curricular do segundo ciclo do curso e destacando sua aderência ao marco legal vigente. Em seguida, destacam-se os blocos temáticos do eixo de formação técnico-científica, com organização de conteúdos em ciclos de vida, visando superar o modelo que fragmenta o sujeito humano em sistemas, órgãos e patologias. Aborda-se ainda o eixo de práticas, composto por estágios supervisionados em todos os níveis de atenção da rede SUS, destacando a Atenção Primária em Saúde, que perpassa todo o segundo ciclo de formação. Por último, discutem-se impacto e efeitos dessa reestruturação da educação superior no sentido da convergência entre modelos formativos de profissionais de saúde e necessidades de saúde da população.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Educação Médicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n1/1981-5271-rbem-39-1-0123.pdfpt_BR
dc.subjectEducação Médicapt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectEstudos sobre Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMedical Educationpt_BR
dc.subjectUniversitypt_BR
dc.subjectStudies about Interdisciplinarypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleFormação médica na UFSB: II. O desafio da profissionalização no regime de ciclospt_BR
dc.title.alternativeRev. Bras. Educ. Médicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRio de Janeiropt_BR
dc.identifier.numberv.39, n.1, p.123-134pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico Nacional (ISC)

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