Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lühning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.author | Candusso, Flávia Maria Chiara | - |
dc.creator | Candusso, Flávia Maria Chiara | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-17T14:31:30Z | - |
dc.date.available | 2016-05-17T14:31:30Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2009-07-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19206 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo compreender e refletir sobre a contribuição dos valores civilizatórios afro-brasileiros no ensino e na aprendizagem musical da capoeira angola no projeto “João e Maria, Capoeira Angola e Cidadania”, promovido pelo Centro Esportivo de Capoeira Angola – Academia João Pequeno de Pastinha, coordenado pelo Mestre Faísca. A tese começa com a descrição de duas cenas, extraídas do diário de campo,que têm a intenção de introduzir o leitor em uma “aula de ritmo” da oficina capoeira angola desse projeto. No primeiro capítulo, situo minha fala, descrevo o objetivo da pesquisa e o contexto investigado, justifico esta escolha e apresento a estrutura do trabalho. No segundo capítulo, são apresentados os pontos de partidas teóricos, discuto a relação entre formal, não-formal e informal, apresento uma revisão de literatura sobre os saberes locais e as artes musicais e conceituo os valores civilizatórios afro-brasileiros. No capítulo sucessivo, descrevo a trajetória histórica da capoeira, o ritual da roda, entro no mérito da música na capoeira angola e da sua transmissão de conhecimento. O quarto capítulo descreve o caminho metodológico utilizado para realizar este estudo – um estudo de caso através de uma abordagem qualitativa. O capítulo 5 trata do contexto da pesquisa, ou seja, o Centro Esportivo de Capoeira Angola do Rio Vermelho, coordenado pelo Mestre Faísca, abordo o projeto, a oficina de capoeira angola, descritas em seus dois momentos: a aula de ritmo e a aula de movimento. No sexto capítulo, retomo as duas cenas iniciais como ponto de partida para apresentar a análise e discussão dos dados, estabeleço um diálogo entre a capoeira angola, a educação musical e os valores civilizatórios afro-brasileiros. Na conclusão são tecidas as considerações finais, as contribuições deste estudo e suas implicações para a área de educação musical. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capoeira angola | pt_BR |
dc.subject | educação musical | pt_BR |
dc.subject | Valores civilizatórios afro-brasileiros | pt_BR |
dc.title | Capoeira Angola, educação musical e valores civilizatórios afro-brasileiros | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Kleber, Magali Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Araujo, Rosangela Janja Costa | - |
dc.contributor.referees | Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Lima, Paulo Costa | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Música | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes/Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS)
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