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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19206
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLühning, Angela Elisabeth-
dc.contributor.authorCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.creatorCandusso, Flávia Maria Chiara-
dc.date.accessioned2016-05-17T14:31:30Z-
dc.date.available2016-05-17T14:31:30Z-
dc.date.issued2016-05-17-
dc.date.submitted2009-07-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19206-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo compreender e refletir sobre a contribuição dos valores civilizatórios afro-brasileiros no ensino e na aprendizagem musical da capoeira angola no projeto “João e Maria, Capoeira Angola e Cidadania”, promovido pelo Centro Esportivo de Capoeira Angola – Academia João Pequeno de Pastinha, coordenado pelo Mestre Faísca. A tese começa com a descrição de duas cenas, extraídas do diário de campo,que têm a intenção de introduzir o leitor em uma “aula de ritmo” da oficina capoeira angola desse projeto. No primeiro capítulo, situo minha fala, descrevo o objetivo da pesquisa e o contexto investigado, justifico esta escolha e apresento a estrutura do trabalho. No segundo capítulo, são apresentados os pontos de partidas teóricos, discuto a relação entre formal, não-formal e informal, apresento uma revisão de literatura sobre os saberes locais e as artes musicais e conceituo os valores civilizatórios afro-brasileiros. No capítulo sucessivo, descrevo a trajetória histórica da capoeira, o ritual da roda, entro no mérito da música na capoeira angola e da sua transmissão de conhecimento. O quarto capítulo descreve o caminho metodológico utilizado para realizar este estudo – um estudo de caso através de uma abordagem qualitativa. O capítulo 5 trata do contexto da pesquisa, ou seja, o Centro Esportivo de Capoeira Angola do Rio Vermelho, coordenado pelo Mestre Faísca, abordo o projeto, a oficina de capoeira angola, descritas em seus dois momentos: a aula de ritmo e a aula de movimento. No sexto capítulo, retomo as duas cenas iniciais como ponto de partida para apresentar a análise e discussão dos dados, estabeleço um diálogo entre a capoeira angola, a educação musical e os valores civilizatórios afro-brasileiros. Na conclusão são tecidas as considerações finais, as contribuições deste estudo e suas implicações para a área de educação musical.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCapoeira angolapt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectValores civilizatórios afro-brasileirospt_BR
dc.titleCapoeira Angola, educação musical e valores civilizatórios afro-brasileirospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesKleber, Magali Oliveira-
dc.contributor.refereesAraujo, Rosangela Janja Costa-
dc.contributor.refereesTourinho, Ana Cristina Gama dos Santos-
dc.contributor.refereesLima, Paulo Costa-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes/Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

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