Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Romão, David Teixeira | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ruy Magno Santana do | - |
dc.creator | Nascimento, Ruy Magno Santana do | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T14:41:24Z | - |
dc.date.available | 2016-06-01T14:41:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-01 | - |
dc.date.submitted | 2016-02 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19338 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo busca investigar a formação de professores no projeto Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia (CRERB), patrocinado pela Lei de Incentivo ao Esporte, financiado pela Petrobras, que se insere na linha do “esporte educacional”. Atualmente no Brasil existem cinco Centros de Referência Esportiva (Bahia, Manaus, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro), sendo o primeiro implantado na Bahia, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O CRERB também integra a Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, que faz parte do Instituto Esporte & Educação (IEE) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e com patrocínio da Petrobras, abrangendo quatorze municípios do Recôncavo da Bahia: Cruz das Almas, Cachoeira, Governador Mangabeira, São Felix, Maragogipe, Muritiba, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Saubara, Teodoro Sampaio, Sapeaçu, Cabaceiras do Paraguaçu e Feira de Santana. O ensino do Esporte Educacional está baseado na proposição pedagógica da Educação Física, que utiliza o conteúdo “jogo” como ferramenta para ensinar o “esporte” através da abordagem construtivista. O aspecto mais problemático da perspectiva construtivista da educação é a negação da própria essência do trabalho educativo. Essa concepção educacional rejeita tudo aquilo que é clássico na educação escolar. Assim, a rejeição do que é clássico, significa assumir uma atitude negativa em relação ao ato de ensinar. Sendo assim, a pesquisa parte do seguinte problema: Que tipo de professor e quais princípios para o ensino dos esportes a proposta de formação de professores do projeto Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia apontam para atender as demandas concretas para o ensino do esporte na Educação Básica? Dessa forma, objetivamos discutir os princípios orientadores da formação de professores do projeto do Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia, com intuito de avançar na crítica da sua concepção de formação, do conceito de esporte, e de metodologia de ensino, bem como desenvolver uma crítica à perspectiva de Esporte Educacional, a partir da referência Crítico-Superadora. Para realizar a análise dos documentos oficiais do Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional, utilizamos a técnica da análise de conteúdo. Expomos como o homem se desenvolve, ou seja, como o se torna homem à contribuição da educação escolar no desenvolvimento humano, em especial a contribuição da cultura corporal (esporte) no projeto de escolarização das novas e futuras gerações. Analisamos o Projeto do CRERB, a fim de desvelar a concepção de formação e projeto histórico defendido pelo referido projeto para formar os professores para tratar o conhecimento do esporte. Constatamos que quanto à concepção de formação, a base referencial é a metodologia construtivista, em relação ao projeto histórico, visa a manutenção do sistema capitalista. Por fim defendemos a metodologia Crítico-Superadora, que através da apropriação dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade, busca a superação do modelo atual da sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This study aimed to investigate the training of teachers in the project Sports Reference Center
of Bahia Reconcavo (CRERB), sponsored by the Sports Incentive Law, funded by Petrobras,
which falls within the lines of "educational sport." Currently in Brazil there are five Sports
Reference Centers (Bahia, Manaus, Pernambuco, Rio Grande do Sul and Rio de Janeiro), the
first implanted in Bahia, the Federal University of Bahia Reconcavo (UFRB). The CRERB
also integrates Multipliers Partner Network of Educational Sport, which is part of the Institute
Sport & Education (IEE) in partnership with the Federal University of Bahia Reconcavo
(UFRB) and sponsored by Petrobras, covering fourteen municipalities of Bahia Reconcavo :
Cruz das Almas waterfall Governador Mangabeira, San Felix, Maragogipe, Muritiba, Santo
Antonio de Jesus, Santo Amaro, Saubara, Teodoro Sampaio, Sapeaçu, Cabaceiras do
Paraguaçu and Feira de Santana. Teaching Educational Sport is based on the pedagogical
proposition of Physical Education, which uses content "game" as a tool to teach the "sport"
through the constructivist approach. The most problematic aspect of the constructivist
perspective of education is the negation of the very essence of educational work. This
educational concept rejects all that is classic in school education. So the rejection of what is
classic, means taking a negative attitude toward the act of teaching. Thus, the research of the
following problem: What kind of teacher and what principles for teaching sports the
proposed project teacher education Sports Reference Center of the Reconcavo of Bahia point
to meet the specific demands for sport education in Basic education? Thus, it aimed to
discuss the guiding principles of teacher education of Bahia Reconcavo Sports Reference
Center project, aiming to make progress in criticism of his conception of training, sports
concept, and teaching methodology as well as develop a critique of Educational Sport
perspective, from the reference Critical-surpassing. To perform the analysis of official
documents of Multipliers Partner Network Project Educational Sports, we use the technique
of content analysis. Expose how man develops, that is, as becomes the man of school
education contribution in human development, in particular the contribution of physical
culture (sport) in school project of the new and future generations. CRERB analyze the design
in order to unveil the design of training and historical project defended by that project to train
teachers to deal with the knowledge of the sport. We found that as the design of training, the
reference base is the constructivist methodology in relation to the historical project, aimed at
maintaining the capitalist system. Finally we defend the Critical-surpassing methodology,
which through the acquisition of knowledge historically produced by humanity, seeking to
overcome the current model of society. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Constructivism | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Sport | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de educação física: uma análise do projeto Centro de Referência Esportiva do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.contributor.referees | Colavolpe, Carlos Roberto | - |
dc.contributor.referees | Sá, Kátia Oliver | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)
|