https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19372
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A arte de afirmar a ação: a valorização e o fortalecimento da identidade negra através do ensino aprendizagem Teatro |
Autor(es): | Sales, Francislene Conceição Freitas de |
Autor(es): | Sales, Francislene Conceição Freitas de |
Abstract: | A presente monografia é resultado de uma pesquisa-ação de caráter prático, qualitativo, descritivo e analítico. Objetiva-se analisar as possibilidades de experienciar e refletir sobre uma abordagem de ensino/aprendizagem do Teatro Negro na Arte Educação para o ensino básico. A fim de valorizar e fortalecer a Identidade Negra tendo como público-alvo crianças e adolescentes de sete a dezesseis anos do bairro de Fazenda Coutos, promovendo assim, auto estima, auto confiança, conhecimento da cultura negra e respeito a diferença. Neste estudo, os estudantes são protagonistas de uma montagem resultante de um processo cujo objetivo foi dialogar com as relações do seu cotidiano e as heranças negro africanas/descendentes percebidas no contexto em que vivem. Neste trabalho, será apresentado alguns elementos do processo, descobertas e desdobramentos (que continuam ) que, entre outras coisas, resultou em mais consciência e auto estima elevada por conta de nosso percurso. |
Palavras-chave: | Teatro Negro Ensino Aprendizagem Arte Educação Identidade Negra |
CNPq: | Arte Educação |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19372 |
Data do documento: | 3-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Escola de Teatro |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de conclusão de curso.pdf | 3,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.