Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Joelma de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Widis Pinheiro da | - |
dc.creator | Silva, Widis Pinheiro da | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-13T14:17:54Z | - |
dc.date.available | 2016-07-13T14:17:54Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-13 | - |
dc.date.submitted | 2016-02-05 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19695 | - |
dc.description.abstract | A dança é um conhecimento que tem contribuído para a formação da humanidade ao longo dos séculos, estando presente na vida do ser humano em diversos momentos da sua vida, atribuindo sentidos e significados para as suas atividades. Neste trabalho apresentamos um panorama histórico da dança elucidando alguns dos mais importantes estudiosos que contribuíram para a transformação deste conhecimento. Realizamos a análise minuciosa de 5 dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com o objetivo de identificar a concepção e o trato da dança orientado por estes autores, assim como também as discussões relevantes. É um estudo de análise da produção do conhecimento. Nos baseamos no método do materialismo histórico-dialético para a orientação do nosso pensamento durante a realização desta pesquisa. Foi identificada uma predominância da concepção de dança numa visão artística, confrontando-a com o trato da dança pelos professores de educação física, ao mesmo tempo em que defendem a inserção dos licenciados em dança ambiente escolar. Este trabalho vem contribuir com aos estudos em dança na área de educação física em dança sem a intenção de sacrificar uma disciplina para justificar a outra. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT Dance is a knowledge that has contributed to the formation of mankind over the centuries, and is present in man's life at different times of his life, attributing sense and meaning to their activities. We present a historical overview of dance elucidating some of the most important scholars who contributed to the transformation of this knowledge. We conducted a detailed analysis of 5 dissertations available in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) in order to identify the design and dance tract guided by these authors, as well as the relevant discussions. It is an analytical study of knowledge production. We stand on method of historical and dialectical materialism to the guidance of our thinking during this research. A predominance of the concept of dance in an artistic vision has been identified, comparing it with the tract of dance by physical education teachers, while advocating the integration of graduates in dance school. This work is a contribution to the studies in dance in physical education area in dance without the intention of sacrificing a discipline to justify the other. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Arts | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Contribuição à crítica ao conhecimento da dança: investigando dissertações relacionadas a dança na educação física escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Taffarel, Celi Nelza Zulke | - |
dc.contributor.referees | Carvalho, Marize Souza | - |
dc.contributor.referees | Sá, Kátia Oliver | - |
dc.contributor.referees | Colavolpe, Carlos Roberto | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (PPGE)
|