Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Auxiliadora da | - |
dc.contributor.author | COSTA, Juliana Cunha | - |
dc.creator | COSTA, Juliana Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-27T15:43:35Z | - |
dc.date.available | 2016-07-27T15:43:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-27 | - |
dc.date.submitted | 2011 | - |
dc.identifier.issn | CDU: 913.3:78.036(813.7) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19870 | - |
dc.description.abstract | A música eletroacústica destaca-se por ser um estilo musical essencialmente
urbano que se inseriu no campo acadêmico em meio aos novos paradigmas da modernidade. Esses, que alteraram o modo de vida das pessoas das cidades, transformaram os elementos da paisagem e transgrediram as barreiras geográficas continentais, misturando-se aos outros elementos culturais que a transformaram em música eletrônica. Ao ser introduzida na esfera de consumo
de massa, a música eletrônica perde seu caráter alternativo e se torna produto
cultural – o que pode ser visto a partir da contextualização dos principais agentes de Salvador e de Camaçari, no estado da Bahia, ao segregarem o espaço destinado ao entretenimento. Assim sendo, nesta pesquisa, a música foi utilizada para delimitar os espaços de segregação construídos na capital
baiana e em Camaçari a partir da observação das festas de música eletrônica em uma boate, na apropriação do seu espaço público para a realização da festa carnavalesca pelos trios elétricos e camarotes de música eletrônica e, finalmente pelas raves. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
Electroacoustic music stands out for being a musical style which is essentially
urban and that was introduced into the academic field within the newest and
coming paradigms of modernity. Such paradigms – which changed the people’s
way of living in the cities – transformed the elements of the landscape and
transgressed continental geographical barriers, whilst mingling with other
cultural aspects that turned those barriers into electronic music. When
introduced to the sphere of mass consumption, it loses its alternative character
and becomes a cultural product. This can be seen in the contextualization of
key-players the electronic music scenario in the cities of Salvador and
Camaçari, which have segregated a space devoted to entertainment. Therefore,
in this research, music was used to define the spaces of segregation that were
built in the aforementioned cities from the observation of electronic music
festivals in clubs, in the ownership of its public spaces to carry out the carnival
festivities by Mobile-Sound System and VIP areas of electronic music, and
finally by the raves parties. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música Eletrônica | pt_BR |
dc.subject | Boates | pt_BR |
dc.subject | Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Raves | pt_BR |
dc.subject | Segregação | pt_BR |
dc.subject | Espaço Urbano | pt_BR |
dc.title | Segregação espacial e música eletrônica: a cena cultural soteropolitana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | SILVA, Maria Auxiliadora da | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSGEO)
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