Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedral, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Lima, Lucimara Morgado Pereira | - |
dc.creator | Lima, Lucimara Morgado Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-28T18:42:37Z | - |
dc.date.available | 2016-07-28T18:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19877 | - |
dc.description.abstract | Compreender como acontece o processo de desenvolvimento cognitivo da criança com baixa visão na ação da inclusão em sala de aula de ensino regular na turma da Educação Infantil, foi a mola propulsora para iniciar essa pesquisa, que teve por objetivos investigar a professora da turma 4 da Educação Infantil, a qual o aluno B com baixa visão frequenta, tendo por objetivo averiguar como ela desenvolve as suas ações pedagógicas de modo a contemplar e assegurar a inclusão do mesmo na turma; descrever as necessidades educacionais de crianças com baixa visão; identificar se a professora incorpora em sua prática pedagógica recursos e estratégias que promovam o desenvolvimento da criança com baixa visão; verificar como está sendo feita a inclusão do aluno B com baixa visão na escola a qual frequenta. A pesquisa de cunho etnográfico fundamentou-se no estudo bibliográfico, tendo por instrumento de coleta de dados, relatos em diário de bordo e por meio de observação em sala de aula da instituição educacional do município de Serrinha. O produto dessas informações declara-se que o professor precisa estar atento às necessidades do aluno com deficiência visual, buscando otimização para desenvolver atividades adaptadas dentro de um contexto inclusivo no processo ensino /aprendizagem, reforçando sempre a sua visão residual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Baixa visão | pt_BR |
dc.title | Processo de desenvolvimento cognitivo da criança com baixa visão na educação infantil: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Ingrid Campos de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|