Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedral, Claúdia | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Maristela Claudio | - |
dc.creator | Cerqueira, Maristela Claudio | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-29T19:37:00Z | - |
dc.date.available | 2016-07-29T19:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19890 | - |
dc.description.abstract | O processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino regular é um dos aspectos que vem se discutindo em busca de estratégias que proporcionem aos alunos a construção do conhecimento de forma significativa; e esta preocupação se estende às crianças com Síndrome de Down. Assim, esse trabalho monográfico teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento para aprendizagem de crianças com Síndrome de Down dentro do contexto do ensino regular. Para sustentar a discussão teórica, foi firmado um diálogo com alguns autores, dentro eles estão: Mantoan (1997), Oliveira (1993), Vygotsky (1984) e Souza (2002). A investigação de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, seguiu o percurso metodológico da entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram professores de uma creche do município de Santa Bárbara-BA, a qual foi lócus de pesquisa. Os dados coletados permitiram conhecer e compreender as dificuldades que os professores enfrentam na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade para todos, para crianças com Síndrome de Down, sendo possível perceber o despreparo de alguns professores, tornando-se urgente transformar a escola de ensino regular em um espaço inclusivo. Os resultados apontaram que é possível sim o aluno com Síndrome de Down se desenvolver, porém de uma forma mais lenta, não dependendo só do professor, mas de todos os envolvidos no processo. A pesquisa me possibilitou concluir, portanto, que se faz necessário valorizar e respeitar as diferenças individuais dos alunos; conhecer suas necessidades educacionais para que se faça as adaptações necessárias no desenvolvimento do processo educativo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de Down | pt_BR |
dc.title | Processo de aprendizagem da criança com síndrome de Down | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Miranda, Ingrid Campos de Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|