Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedral, Claúdia-
dc.contributor.authorCerqueira, Maristela Claudio-
dc.creatorCerqueira, Maristela Claudio-
dc.date.accessioned2016-07-29T19:37:00Z-
dc.date.available2016-07-29T19:37:00Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19890-
dc.description.abstractO processo de ensino-aprendizagem no contexto do ensino regular é um dos aspectos que vem se discutindo em busca de estratégias que proporcionem aos alunos a construção do conhecimento de forma significativa; e esta preocupação se estende às crianças com Síndrome de Down. Assim, esse trabalho monográfico teve por objetivo compreender o processo de desenvolvimento para aprendizagem de crianças com Síndrome de Down dentro do contexto do ensino regular. Para sustentar a discussão teórica, foi firmado um diálogo com alguns autores, dentro eles estão: Mantoan (1997), Oliveira (1993), Vygotsky (1984) e Souza (2002). A investigação de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, seguiu o percurso metodológico da entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram professores de uma creche do município de Santa Bárbara-BA, a qual foi lócus de pesquisa. Os dados coletados permitiram conhecer e compreender as dificuldades que os professores enfrentam na promoção de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade para todos, para crianças com Síndrome de Down, sendo possível perceber o despreparo de alguns professores, tornando-se urgente transformar a escola de ensino regular em um espaço inclusivo. Os resultados apontaram que é possível sim o aluno com Síndrome de Down se desenvolver, porém de uma forma mais lenta, não dependendo só do professor, mas de todos os envolvidos no processo. A pesquisa me possibilitou concluir, portanto, que se faz necessário valorizar e respeitar as diferenças individuais dos alunos; conhecer suas necessidades educacionais para que se faça as adaptações necessárias no desenvolvimento do processo educativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleProcesso de aprendizagem da criança com síndrome de Downpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Ingrid Campos de Oliveira-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Maristela.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.