Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Soares, Leila da Franca | - |
dc.contributor.author | Franco, Patricia Ferreira dos Santos | - |
dc.creator | Franco, Patricia Ferreira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T15:08:08Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T15:08:08Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19913 | - |
dc.description.abstract | Este estudo investiga sobre as contribuições do brincar para a aprendizagem das crianças de 5(cinco) anos no espaço da Educação Infantil. Tem como objetivos: ampliar o conhecimento sobre a importância do brincar; investigar as habilidades e competências que as crianças podem desenvolver a partir do brincar e constatar os avanços das aprendizagens, a partir do ato do brincar. Além disso, foi possível promover uma discussão sobre como os jogos, brinquedos e brincadeiras influenciam no processo de socialização das crianças. Para a realização desta investigação, primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em referências significativas, Moyles (2006), Kishimoto (2011), Brougere (1994), Wajskop (1994), OLIVEIRA, (2011), Vygotsky (1998) Cruz (2008). Posteriormente, foi realizada pesquisa de campo numa Escola Municipal de Camaçari na zona rural, atendendo aproximadamente 150 alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 03 até 05 anos. Foram feitas observações nos espaços onde as crianças brincam e registradas, através de fotografias, filmagens e o diário de campo. Vale ressaltar que os dados produzidos foram analisados, durante todo processo de pesquisa. Por fim, foi possível concluir que a brincadeira é essencial para a criança e quando, mediado, pelo professor, de modo lúdico e criativo, possibilita à criança ampla compreensão e interação social | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Contribuições do brincar para aprendizagem: uma experiência numa escola municipal de Camaçari/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Dourado, Marília Regis | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|