Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Leila da Franca-
dc.contributor.authorFranco, Patricia Ferreira dos Santos-
dc.creatorFranco, Patricia Ferreira dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-02T15:08:08Z-
dc.date.available2016-08-02T15:08:08Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19913-
dc.description.abstractEste estudo investiga sobre as contribuições do brincar para a aprendizagem das crianças de 5(cinco) anos no espaço da Educação Infantil. Tem como objetivos: ampliar o conhecimento sobre a importância do brincar; investigar as habilidades e competências que as crianças podem desenvolver a partir do brincar e constatar os avanços das aprendizagens, a partir do ato do brincar. Além disso, foi possível promover uma discussão sobre como os jogos, brinquedos e brincadeiras influenciam no processo de socialização das crianças. Para a realização desta investigação, primeiramente, foi feita uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em referências significativas, Moyles (2006), Kishimoto (2011), Brougere (1994), Wajskop (1994), OLIVEIRA, (2011), Vygotsky (1998) Cruz (2008). Posteriormente, foi realizada pesquisa de campo numa Escola Municipal de Camaçari na zona rural, atendendo aproximadamente 150 alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 03 até 05 anos. Foram feitas observações nos espaços onde as crianças brincam e registradas, através de fotografias, filmagens e o diário de campo. Vale ressaltar que os dados produzidos foram analisados, durante todo processo de pesquisa. Por fim, foi possível concluir que a brincadeira é essencial para a criança e quando, mediado, pelo professor, de modo lúdico e criativo, possibilita à criança ampla compreensão e interação socialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleContribuições do brincar para aprendizagem: uma experiência numa escola municipal de Camaçari/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDourado, Marília Regis-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programCurso de especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PATRICIA FRANCO FORMATADA 30.06.16.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.