Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Edna Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Santos, Luciana Lemos dos | - |
dc.creator | Santos, Luciana Lemos dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T16:54:14Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T16:54:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19917 | - |
dc.description.abstract | O estudo da pesquisa, o brincar: instrumento de aprendizagem para as crianças do grupo 05, visa descrever uma rotina de atividades com o brincar no ambiente da educação infantil, por consequência da desvalorização ou não compreensão da importância do brincar para o desenvolvimento da criança. O brincar para as
crianças apresenta uma linguagem de fácil assimilação, desta forma, a criança
comunica-se e se expressa ao interagir com o outro protagonizando, imaginando e
aprendendo sobre o mundo que o cerca. O objetivo da pesquisa é relatar de que
forma o brincar pode contribuir para a construção de uma sociedade melhor. O
objeto de estudo é o ambiente da educação infantil na turma do grupo 05, situada na
Creche Escola Viver Bem de Pirajá, localizada na comunidade do Conjunto Pirajá. A questão apresentada é o brincar dentro de uma ONG – Organização não Governamental. Para fundamentar este estudo a pesquisa apresenta no referencial teórico os seguintes autores: Campos (2008), Edwards; Gandini e George (1999), Friedmann (2012), Kishimoto (1998), Macedo (2004) e (2003), Taille (1992), bem
como o Referencial Nacional para Educação Infantil (1998). Os capítulos abordam
uma analise da pesquisa e da trajetória acadêmica: um brincar interrompido o
memorial na qual colocando-me como pesquisadora faço revelações sobre o brincar
e suas consequências para a prática no ambiente da educação infantil grupo 05,
este memorial também foi apresentado na Graduação de Pedagogia e deixo as
referências. A contribuição dos autores e trabalhos visa identificar o brincar no
ambiente da educação infantil do grupo 5. A metodologia escolhida é a etnopesquisa, por se tratar de um ambiente de trabalho da professora pesquisadora. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
The research study, the play: learning tool for children in group 05, aims to describe
an activity routine with play in the children's education environment, as a result of the
devaluation or no understanding of the importance of play for children's development.
Playing for children features an easy to assimilate language in this way, the child
communicates and expresses itself to interact with the other starring, imagining and
learning about the world around him. The objective of the research is to describe how
the play can contribute to building a better society. The study object is the
environment of early childhood education in the group class 05, located in the
Nursery School of Living Well Pirajá located in Pirajá Set community. The question
presented is the play within an NGO - non-governmental organization. To support this
study the research presents the theoretical framework the following authors: Campos
(2008), Edwards; Gandini and George (1999), Friedmann (2012), Kishimoto (1998),
Macedo (2004) and (2003), Taille (1992) and the National Framework for Early
Childhood Education (1998). The chapters cover an analysis of research and
academic career: A play interrupted the memorial in which putting me as a
researcher make revelations about the play and its implications for practice in early
childhood education environment group 05, this memorial was also presented at
Graduation Pedagogy and leave references. The contribution of the authors and work
aims to identify the play in early childhood education environment group 5. The
chosen methodology is etnopesquisa, because it is a researcher teacher working
environment. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Play | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.title | O brincar: instrumento de aprendizagem para as crianças do grupo 05 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Jocenildes Zacarias | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|