Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Edna Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Luciene Cerqueira | - |
dc.creator | Coutinho, Luciene Cerqueira | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-02T18:49:11Z | - |
dc.date.available | 2016-08-02T18:49:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-17 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19954 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho monográfico intitulado “A sala da educação infantil: um espaço lúdico de aprendizagem” tem por objetivo partilhar informações para ampliar a visão dos profissionais de Educação Infantil em que compreendam a importância e contribuições do lúdico para uma aprendizagem significativa no processo educacional infantil. O cotidiano escolar infantil, com sua carência, despertou-me a realizar esta pesquisa onde questiono: “O que é preciso na sala da Educação Infantil para que essa se torne um espaço lúdico de aprendizagem?”. Em virtude das dificuldades vivenciadas no cotidiano educativo infantil é importante acreditar na ludicidade como estratégia indispensável nas práticas pedagógicas no âmbito da Educação Infantil. E para sustentar a discussão teórica é que se buscou na revisão de literatura seu aporte teórico, em estudiosos como Kishimoto (2003), Almeida (2000), Santos (1999), dentre outros, os quais pontuam que o lúdico pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. A investigação utilizada foi a de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, seguindo o percurso metodológico da observação, com coleta de dados no grupo com foco nas crianças de quatro a cinco anos da Educação Infantil de uma escola do município de Santa Bárbara-BA. Esta pesquisa proporcionou-me reconhecer que o lúdico na Educação Infantil é fundamental, pois promove o desenvolvimento integral da criança. Assim, como resultado das análises pode-se afirmar que o lúdico não deve ser relegado, pois contribui para interação da criança no mundo fora da escola em que os valores sociais e morais, como os limites, estão sendo deixados de lado. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT
This monograph titled "The room of early childhood education: a playful learning space" aims
to share information to broaden the vision of Early Childhood Education professionals who
understand the importance and playful contributions to a significant learning in children's
educational process. The children's school routine, with its lack, awakened me to conduct
this research which question: "What is needed in the Early Childhood Education room so that
this becomes a playful learning space?". Given the difficulties experienced in childhood
education everyday is important to believe in playfulness as an essential strategy in
pedagogical practices in the Early Childhood Education. And to support the theoretical
discussion is that we sought in the literature review its theoretical support in scholars like
Kishimoto (2003), Almeida (2000), Santos (1999), among others, which punctuate the ludic
can contribute to the development full of children in kindergarten. The research used was the
qualitative approach, ethnographic, following the methodological approach of observation,
with data collection in the group focusing on children aged four to five years of early
childhood education at a school in the city of Santa Barbara-BA. This research allowed me to
recognize that the playful in early childhood education is fundamental because it promotes
the development of children. Thus, as a result of the analysis can be said that the playful
should not be relegated, as it contributes to the child's interaction in the world outside the
school where the social and moral values, as the boundaries are being pushed aside. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Childhood education | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Meaningful learning | pt_BR |
dc.title | A sala da educação infantil: um espaço lúdico de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Ribeiro, Silvanne | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|