Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Ana Lúcia Soares da Conceição-
dc.contributor.authorPorto, Eliazar dos Santos-
dc.creatorPorto, Eliazar dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-02T18:57:29Z-
dc.date.available2016-08-02T18:57:29Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19955-
dc.description.abstractEste é um trabalho de finalização do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil. Foi realizado a partir da necessidade de compreender como as crianças, agem, sentem e pensam as brincadeiras em um espaço reduzido no CMEI em Salvador, comparando o espaço de brincar com os padrões descritos por leis federal e municipal. A etnopesquisa critica foi o caminho escolhido para se fazer a pesquisa qualitativa, nessa perspectiva metodológica o pesquisador deve ver-se implicado em todo movimento – histórico, cultural, antropológico, psicológico – que engendra seu momento histórico, em prol do processo de construção do conhecimento, por meio de múltiplas abstrações do cenário estudado. O universo da pesquisa foi com crianças de 04 anos da pré-escola. Os aportes teóricos que embasaram a discussão teórica foram os documentos legais que regulamentam sobre infraestrutura e as orientações curriculares para Educação Infantil para um padrão de qualidade, assim como, Kishimoto (2002) e outros autores, no que se refere à importância do brincar. A escuta das crianças foi um dos procedimentos necessários para atingir o objetivo da pesquisa. Atender as crianças em Educação infantil é uma prerrogativa para se conceber um país, onde se faz educação com responsabilidade sem ferir os direitos da criança. Finalizando este trabalho constatou-se que as crianças desta comunidade escolar têm sido desrespeitadas nos seus direitos mais básicos em educação, que é o direito de brincar em um espaço físico adequado às especificidades para o desenvolvimento integral da faixa etária do estudo. Nos resultados ficou evidenciado, também, que as crianças resistem e transgredem às adversidades, criando modos de interagir e brincar. Faz-se necessário também mover uma ação, em defesa destas crianças junto aos órgãos responsáveis para que tomem as providências cabíveis em favor das mesmas, que em seu momento infantil dependem da ação de adultos em sua defesa.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This is a specialization course completion work on Teaching in Early Childhood Education. It was carried out from the need to understand how children act, feel and think the playing in a small space at CMEI in Salvador, comparing the space to play with the standards outlined by federal and local laws. The critical ethnic search was the path chosen to do qualitative research. In this methodological perspective the researcher must be seen involved in every movement - historical, cultural, anthropological, psychological - that engenders its historical moment, for the sake of the knowledge construction process through multiple abstractions of the studied scenario. The research universe included four-year-old children from preschool. The theoretical framework that supported the discussion were the legal documents that regulate infrastructure and curriculum guidelines for Early Childhood Education for a quality standard as well as Kishimoto and others, with regard to the importance of playing. Listening to children was one of the procedures necessary to achieve the objective of the research. Attend the children in child education is a prerogative to conceive a country where education is responsibly without hurting the child's rights. Concluding this work, it was found that the children of this school community have been disregarded in their most basic rights in education, which is the right to play in a suitable physical space to the specific requirements for the comprehensive development of the study age range. These results showed also that children resist and transgress the adversities, creating ways to interact and play. It is necessary to also act in defense of these children along with the responsible organs in favor of them, who in his childhood period now rely on adult action in their defense.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEspaço físicopt_BR
dc.titleÉ tempo de brincar, não dá para esperar: possibilidades e desafios no espaço reduzidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesDamião, Flávia de Jesus-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL EM PDF PARA O REPOSITORIO.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.