Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19956
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Fernanda Almeida-
dc.contributor.authorJesus, Maria das Graças Almeida de-
dc.creatorJesus, Maria das Graças Almeida de-
dc.date.accessioned2016-08-02T19:03:43Z-
dc.date.available2016-08-02T19:03:43Z-
dc.date.issued2016-08-02-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19956-
dc.description.abstractA brincadeira povoa o universo infantil desde os tempos mais recentes da história. A ação do brincar é um dos momentos em que a criança poderá construir sua moralidade, afetividade perante as situações desafiadoras e significativas que o brincar pode proporcionar. O presente trabalho tem como tema central “As brincadeiras e suas contribuições para o desenvolvimento infantil de crianças com 04 anos”, tendo por questão de pesquisa: De que maneira as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento de crianças com 04 anos?. E para responder ao questionamento é que o objetivo principal deste trabalho monográfico é o de compreender como as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento infantil de crianças com 04 anos. E para compreender as contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento infantil é que se buscou na revisão de literatura seu aporte teórico, em estudiosos como Kishimoto (2003), Almeida (2000), dentre outros, que pontuam a importância das brincadeiras dentro do espaço escolar, contribuindo para o desenvolvimento das crianças de forma integral, além disso, para compreender melhor as relações entre a brincadeira, aprendizagem e desenvolvimento, recorri à observação das crianças em situações de brincadeira. A metodologia adotada foi a qualitativa, inspirada na etnopesquisa participante, de base fenomenológica e a técnica de produção de dados foi o diário de campo, tendo como sujeitos da pesquisa eu (a professora da turma) e os alunos da Educação Infantil, Grupo 4.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.titleAs brincadeiras e suas contribuições para o desenvolvimento infantil de crianças com 04 anospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesVieira, Camile Viana da Cunha-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Mª das Graças.pdf827,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.