Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19957
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A pedagogia de projetos como abordagem pedagógica: um olhar sensível e reflexivo sobre os questionamentos das crianças.
Autor(es): Aquino, Ana Maria Maranhão de Souza
Autor(es): Aquino, Ana Maria Maranhão de Souza
Abstract: O presente trabalho intitulado “A pedagogia de projetos como abordagem pedagógica: um olhar sensível e reflexivo sobre os questionamentos das crianças”, aborda a necessidade de desenvolver a mediação pedagógica, através da reflexão/ação/observação. A partir de análise da própria práxis e revisões de literaturas para oportunizar as crianças momentos de desafios, investigações e descobertas no ambiente de aprendizagem, visto que, a necessidade de investigar, descobrir, conhecer e levantar hipóteses para o desenvolvimento pleno torna-se mais evidente a cada vivência escolar. Essa inquietação nasce em decorrência das participações em formações de professores, seminários e revisões de literatura, embasada em teóricos como: Vygotsky, Piaget, Freire e Malaguzzi, uma vez que valorizam as descobertas das crianças como uma poderosa ferramenta para o conhecimento. Portanto, deduz-se, com este estudo, que a pedagogia de projetos contribui muito para o crescimento cognitivo, afetivo e social das crianças. Assim, este estudo da observação/reflexão/ação, sobre cada vivência, aponta quais os caminhos formativos para um fazer pedagógico reflexivo que incentive a autonomia da criança através de projetos investigativos.
ABSTRACT This work entitled "A sensitive and reflective look on the children's questions: pedagogy projects as a pedagogical approach" addresses the need to develop the mediation, through reflection / action/ observation. From analysis of own practice and literature reviews to create opportunities children moments of challenges, investigations and findings in the learning environment, since the need to investigate, discover, know and hypotheses for the full development becomes more evident each school life. This concern arises from participation in training teachers, seminars and literature reviews, based on theoretical as Vygotsky, Piaget, Freire and Malaguzzi since they value the discoveries of children as a powerful tool for knowledge. Therefore, it follows, with this study the project pedagogy contributes much to the cognitive growth, affective and social development of children. Thus, this study of observation / reflection / action on each experience, which shows the formative paths to a reflective pedagogical practice that, encourages the autonomy of the child through investigative projects.
Palavras-chave: Mediação pedagógica
Reflexão
Observação
Investigação
Pedagogical mediation
Reflection
Note
Investigation
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19957
Data do documento: 2-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho Final .pdf990,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.