https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19962
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Limites e possibilidades do trabalho com a leitura e escrita na educação infantil: dilemas da prática docente na Rede Pública Municipal de Salvador |
Autor(es): | Muniz, Sidnéia Simões |
Autor(es): | Muniz, Sidnéia Simões |
Abstract: | Este trabalho consiste em uma pesquisa (auto) biográfica de caráter teórico-reflexivo, que se propõe analisar quais os limites e as possibilidades do trabalho com a língua escrita na educação infantil e dilemas da prática docente na Rede Municipal de Ensino de Salvador. O estudo foi estruturado em duas sessões principais, a primeira, narrativas da experiência docente, na qual apresento o memorial da minha trajetória profissional, e a segunda, que além da descrição da minha trajetória como professora, expõe entraves referentes à prática pedagógica no trabalho com a linguagem escrita. Diante das análises ficou compreendido que os limites se dão quando são propostas atividades desprovidas de significados às crianças e as possibilidades estão em um trabalho com a linguagem escrita que respeite as necessidades integrais das mesmas. Para reflexão do referido tema foram utilizados alguns teóricos, dentre eles Oliveira (2011), Macedo e Azevedo (2013), Kuhlmann Jr. (2007), Campos (2009) e Ferreiro (2008). Palavras- |
Palavras-chave: | Educação infantil Formação docente Alfabetização |
CNPq: | Educação Infantil |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19962 |
Data do documento: | 3-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO SIDNÉIA SIMÕES MUNIZ.pdf | 403,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.