https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19978
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O desenvolvimento lógico-matemático na educação infantil de crianças de 4 anos |
Autor(es): | Pereira, Manuela dos Santos |
Autor(es): | Pereira, Manuela dos Santos |
Abstract: | A presente pesquisa monográfica tem como objetivo compreender os determinantes do desenvolvimento lógico-matemático em crianças do grupo 4 da Educação Infantil, a partir da interação constituída no cotidiano da creche/escola, para observar quais ações que levam as crianças a desenvolver habilidades e coordenação motoras dento das áreas de acesso da psicomotricidade, para então uma otimização futura de acesso a noção básica do lógico-matemático. O procedimentos utilizados na referida pesquisa para a coleta de dados foi: pesquisa bibliográfica, observação e diário de campo, por compreender um aprofundamento reflexivo muito grande sobre as experiências vividas no campo de pesquisa. A partir da análise de dados se evidenciou que, os conhecimentos teóricos acerca do desenvolvimento lógico-matemático e a utilização de jogos e brincadeiras na prática educativa se constituiu uma ferramenta importante para a aquisição das noções lógico-matemáticas. A pesquisa permitiu concluir que a criança de 4 anos realmente constrói o conhecimento a partir das relações estabelecidas entre o sujeito e o meio (objeto) no qual ele está inserido, mediado pelo professor. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Desenvolvimento lógico-matemático Noção espacial |
CNPq: | Educação Educação Pré-Escolar |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19978 |
Data do documento: | 3-Ago-2016 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.