Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/19979
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas prazerosas de leitura a partir do acervo do PNBE 2014
Autor(es): Santos, Renata Maltez dos
Autor(es): Santos, Renata Maltez dos
Abstract: A pesquisa tratou sobre práticas prazerosas de leituras a partir do acervo do PNBE 2014 em uma turma de grupo 5 de um CMEI da Rede Municipal na cidade de Salvador. A pesquisa buscou responder à seguinte pergunta: Que fazem as crianças da Educação Infantil, do grupo 5, da leitura de livros do acervo PNBE 2014 - e que pode contribuir para a defesa de que o livro não deve ser pretexto na sua educação? Tendo como objetivo geral: inserir no debate sobre mobilização e uso do acervo do PNBE 2014, da Educação Infantil, considerações na defesa de que ele, o acervo, não é pretexto, mas texto na educação de crianças do Grupo 5. E objetivando especificamente dois pontos: 1) investigar como a diversidade temática do acervo contribui para reflexão das questões que rodeiam o universo infantil; e 2) como a leitura literária potencializa o desenvolvimento linguístico das crianças. Este tema é de muita relevância, visto que, o que é percebido nas escolas, é que, muitas vezes, a Literatura Infantil é utilizada como pretexto para iniciar alguma atividade de conteúdo curricular, ao invés do texto, que é o que realmente deveria ser significativo. A pesquisa foi realizada na turma que eu era professora em 2015, composta por 21 alunos que ficavam em período integral. Foi feita uma pesquisa qualitativa inspirada na Etnopesquisa Crítica e multirreferencial, em que eu utilizei. três dispositivos de coleta de informações: observação participante, imagens, e diário de pesquisa.
Palavras-chave: PNBE 2014
Literatura infantil
Imaginação
Leitura literária
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19979
Data do documento: 4-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia para biblioteca.pdfMONOGRAFIA COMPLETA2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.