Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20004
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A roda de conversa na educação infantil: a expressão oral da criança do Grupo 5
Autor(es): Vilasboas, Mirian Almeida Santos
Autor(es): Vilasboas, Mirian Almeida Santos
Abstract: A pesquisa desenvolvida esteve voltada para as discussões no contexto da Roda de Conversa do Grupo 5, apresentando como objeto de estudo a expressão oral das crianças com a finalidade de compreender como a Roda de Conversa escuta os dizeres no cotidiano da criança para a produção do conhecimento. Especificamente, através das expressões orais ditas em sala, a criança traz contribuições do seu cotidiano e também produz conhecimento na interlocução com o outro discursivo. Os fundamentos teóricos encontraram sustentação nos estudos de Vygotsky (2007, 2010) sobre a formação do pensamento e da linguagem; Freire (2005, 2008) na valorização do diálogo e da escuta na Roda de Conversa e Barbosa (2006) trazendo o cotidiano mais amplo e flexível. Macêdo (2004) trouxe sustentação sobre o método Etnopesquisa Crítica e os pressupostos da abordagem qualitativa e da observação participante. Os sujeitos foram a professora da turma, na condição de também pesquisadora, e crianças de duas turmas do Grupo 5 (matutino e vespertino). A análise das Rodas de conversa foi realizada em duas seções. A primeira seção destinada a descrever as atividades desenvolvidas na Roda de Conversa de modo a analisar as ações desenvolvidas que projetam o cotidiano da criança e a segunda, como atenção para analisar os dizeres das crianças na relação com a produção do conhecimento da Roda de Conversa. Os resultados a partir das análises das informações produzidas destacam que a criança se expressa oralmente e através dessas expressões é possível identificar conhecimentos de seu cotidiano: seja do cotidiano familiar, escolar ou social. Destacaram-se conhecimentos ligados a fatores analógicos, temporal, ambiental e biológico. Tais conhecimentos validam a necessidade de a Roda de Conversa se constituir um espaço acolhedor das expressões orais e do cotidiano da criança como produtora de conhecimento.
Palavras-chave: Roda de conversa
Crianças
Expressão oral
Cotidiano
CNPq: Educação
Educação Pré-Escolar
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em docência na Educação Infantil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20004
Data do documento: 8-Ago-2016
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia final em pdf para repositório.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.