Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Josicélia Dumêt | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira | - |
dc.creator | Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-22T13:26:52Z | - |
dc.date.available | 2016-08-22T13:26:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-22 | - |
dc.date.submitted | 2015-11-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20099 | - |
dc.description.abstract | Este estudo aborda o Capital Intelectual (CI) na gestão das enfermeiras em organizações
hospitalares. Seu objetivo geral consistiu em analisar a presença e a utilização dos
componentes do CI, por essas enfermeiras, na sua prática de gestão. Compreenderam
objetivos específicos: identificar os componentes do Capital Humano (CH); do Capital
Estrutural (CE) e do Capital do Cliente (CC) na gestão de enfermeiras em hospitais, assim
como identificar o nível de presença desses elementos na gestão, e descrever como tais
componentes são utilizados. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e explicativo, na
perspectiva mista de investigação, sendo empregados, simultaneamente, os métodos
quantitativo e qualitativo, o que permitiu visão ampliada do objeto de estudo. Foram
entrevistadas doze enfermeiras gestoras, atuantes em hospitais da cidade de Salvador-Ba. A
coleta de informações teve como instrumento um questionário, englobando três partes
distintas: a primeira constando de informações sobre as gestoras, que permitiram traçar o
perfil das participantes do estudo. A segunda constou de um check list, contendo os
componentes do Capital Intelectual e suas respectivas variáveis: do Capital Humano; do
Capital Estrutural e do Capital do Cliente, adaptado das propostas de Stewart (1998), Gracioli
(2005) e Kim, Jang (2011), visando a identificação e classificação dessas variáveis pelas
gestoras, conforme o nível de presença existente em sua prática de gestão, utilizando uma
escala do tipo Likert, composta por cinco pontos de intervalo: muito presente, presente, mais
ou menos presente, raramente presente e ausente. A terceira parte constou de questões
formuladas para a entrevista semiestruturada, buscando informações sobre a utilização desses
componentes presentes na gestão. Os dados foram analisados com base na Teoria do Capital
Intelectual, proposta por Thomas Stewart (1998). A técnica para a análise dos dados
quantitativos foi a estatística descritiva, envolvendo a análise de frequência, média,
percentagem e desvio padrão. A abordagem qualitativa baseou-se na técnica de análise
temática de conteúdo, segundo Bardin. O projeto desta pesquisa foi aprovado pelo Comitê de
Ética, da Fundação Monte Tabor, sob Parecer 812.679 de 30/09/2014. Os resultados
demonstraram que os componentes do Capital do Cliente estão mais presentes na gestão das
enfermeiras; seguidos dos componentes do Capital Humano e do Capital Estrutural,
respectivamente. A utilização dos componentes do Capital Intelectual foi estruturada em três
categorias e sete subcategorias de análise: Gestão de pessoas (processo admissional,
manutenção de talentos, capacitação dos profissionais, trabalho coletivo); Gestão de processos
operacionais (tecnologia assistencial, tecnologia administrativa) e Gestão de atendimento ao
cliente (avaliação da satisfação do atendimento de enfermagem). Concluímos que os
componentes do CI, integrantes dos Capitais Humano, Estrutural e do Cliente, estão presentes
na gestão de enfermeiras em organizações hospitalares, em diferentes níveis, e são utilizadas
na Gestão de Pessoas, na Gestão de Processos Operacionais e na Gestão do Atendimento ao
Cliente, contribuindo para o desenvolvimento do CI da organização hospitalar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capital Intelectual | pt_BR |
dc.subject | Capital Humano | pt_BR |
dc.subject | Capital Estrutural | pt_BR |
dc.subject | Capital do Cliente | pt_BR |
dc.subject | Gestão das Enfermeiras | pt_BR |
dc.title | Capital intelectual na gestão das enfermeiras em organizações hospitalares | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fernandes, Josicélia Dumêt | - |
dc.contributor.referees | Luz, Maria Deolinda Antunes da | - |
dc.contributor.referees | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Silva, Gilberto Tadeu Reis da | - |
dc.contributor.referees | Veiga, Katia Conceição Guimarães | - |
dc.contributor.referees | Santana, Neuranides | - |
dc.contributor.referees | Machado, Carolina Souza | - |
dc.publisher.departament | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.program | em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGENF)
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