https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20178
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Rosemary Lapa de | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria de Fátima | - |
dc.creator | Pinheiro, Maria de Fátima | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-29T17:06:58Z | - |
dc.date.available | 2016-08-29T17:06:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-29 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-18 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20178 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa intitulada Ler: uma brincadeira possível no grupo 5, surge mediante inquietação fomentada a partir do projeto didático “Brincar de Ler e Ler Brincando” elaborado com duas finalidades: como instrumento investigativo e para atender ao desejo de refletir sobre a prática pedagógica na educação infantil, à luz de uma pesquisa científica que busca analisar como as atividades lúdicas pautadas no referido projeto podem contribuir para a constituição do sujeito leitor no grupo 5. A pesquisa concebe a leitura como brincadeira na educação infantil e busca apoio argumentativo nas Leis e orientações à Lei que legitimam a primeira etapa da educação básica, salientando a importância das práticas pedagógicas e interações para a constituição do sujeito leitor pela via da brincadeira, letramento e enleituramento. Neste trabalho, foi feita uma pesquisa de natureza qualitativa de inspiração etnometodológica e tradição etnográfica. A observação e a vivência no campo serviram para estruturar e sistematizar o referido trabalho, o qual estará respaldado pelos fundamentos teóricos de Kishimoto (2007), Oliveira (2015), Soares (2004), Freire (2001), Lerner (2002) entre outros que apontam o caminho de como as práticas lúdicas, através da recitação e encenação de parlendas podem contribuir para a constituição do sujeito leitor. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora e dezesseis crianças. Os resultados da pesquisa apontam que a recitações e encenações de parlendas, em conjunto com práticas de leitura brincantes, contribuem para a constituição do sujeito leitor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Sujeito leitor | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Enleituramento | pt_BR |
dc.title | Ler: uma brincadeira possível no Grupo 5 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Borba, Valquiria Claudete Machado | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA/Faced | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.