Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/20178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Rosemary Lapa de-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria de Fátima-
dc.creatorPinheiro, Maria de Fátima-
dc.date.accessioned2016-08-29T17:06:58Z-
dc.date.available2016-08-29T17:06:58Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.date.submitted2016-06-18-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20178-
dc.description.abstractEsta pesquisa intitulada Ler: uma brincadeira possível no grupo 5, surge mediante inquietação fomentada a partir do projeto didático “Brincar de Ler e Ler Brincando” elaborado com duas finalidades: como instrumento investigativo e para atender ao desejo de refletir sobre a prática pedagógica na educação infantil, à luz de uma pesquisa científica que busca analisar como as atividades lúdicas pautadas no referido projeto podem contribuir para a constituição do sujeito leitor no grupo 5. A pesquisa concebe a leitura como brincadeira na educação infantil e busca apoio argumentativo nas Leis e orientações à Lei que legitimam a primeira etapa da educação básica, salientando a importância das práticas pedagógicas e interações para a constituição do sujeito leitor pela via da brincadeira, letramento e enleituramento. Neste trabalho, foi feita uma pesquisa de natureza qualitativa de inspiração etnometodológica e tradição etnográfica. A observação e a vivência no campo serviram para estruturar e sistematizar o referido trabalho, o qual estará respaldado pelos fundamentos teóricos de Kishimoto (2007), Oliveira (2015), Soares (2004), Freire (2001), Lerner (2002) entre outros que apontam o caminho de como as práticas lúdicas, através da recitação e encenação de parlendas podem contribuir para a constituição do sujeito leitor. Os sujeitos da pesquisa foram uma professora e dezesseis crianças. Os resultados da pesquisa apontam que a recitações e encenações de parlendas, em conjunto com práticas de leitura brincantes, contribuem para a constituição do sujeito leitor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectSujeito leitorpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEnleituramentopt_BR
dc.titleLer: uma brincadeira possível no Grupo 5pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBorba, Valquiria Claudete Machado-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Pré-Escolarpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.