Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Lubisco, Nídia Maria Lienert | - |
dc.creator | Lubisco, Nídia Maria Lienert | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T17:18:50Z | - |
dc.date.available | 2016-10-04T17:18:50Z | - |
dc.date.issued | 2011-07 | - |
dc.identifier.issn | 1984-7246 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20722 | - |
dc.description.abstract | O conteúdo deste artigo, expresso no seu título, resulta da soma de estudos Teóricos e da prática profissional e
docente. Ele visa reunir os elementos considerados essenciais no planejamento da organização de serviços bibliotecários e na sua gestão, de modo que eles sejam implementados segundo as características da biblioteca que os oferece, focando o público usuário, segundo suas peculiaridades. Para tanto, adota-se um
modelo de tipologia de bibliotecas, construída a partir de três variáveis interdependentes – função, acervo e
público – comentando-se sumariamente os cinco tipos de biblioteca propostos. A seguir, enfoca-se a missão como elemento norteador da ação do gestor, tendo em mente as funções administrativas, planejamento, direção, organização e controle, funções estas voltadas para a organização e a implementação dos serviços
bibliotecários. Considera-se uma estrutura organizacional baseada em estudo de Antonio Miranda, que integra os serviços de biblioteca em três grandes blocos ou áreas – serviços administrativos, técnicos e sociais. Apresenta-se um quadro de serviços técnicos por tipo de biblioteca; comentam-se os serviços ao usuário, tradicionais e mediados por computador. Conclui-se com as funções organização e controle, destacando nesta a importância da avaliação numa gestão de qualidade e sua condição de insumo para o (re) planejamento, dando destaque às dimensões objetiva e subjetiva do processo avaliativo, sendo para esta
última indicada a ferramenta LibQUAL+. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2309 | pt_BR |
dc.subject | Planejamento bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Serviços bibliotecários | pt_BR |
dc.subject | Gestão de qualidade | pt_BR |
dc.title | Panorama sobre a organização de serviços em unidades de informação | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Percursos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Florianópolis | pt_BR |
dc.identifier.number | v.12, n.2 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|