Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sousa, Maria | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Elisângela | - |
dc.creator | Oliveira, Elisângela | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-17T16:40:24Z | - |
dc.date.available | 2016-10-17T16:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-19 | - |
dc.identifier.issn | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20842 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é um estudo que aborda discussões a cerca do ambiente na Educação Infantil, em
cantos da sala de aula e ambiente externo da escola, cujo objetivo foi analisar as possibilidades de
aprendizagem a partir das brincadeiras para as crianças de quatro e cinco anos nos cantinhos do
faz de conta. Esse texto dialoga com os autores Zabalza (1998), Horn (2004), Oliveira (2005),
Vieira (2009), Cruz (2008) e Ceppi, Zini (2013), Goulart ( 2010), Beckrer ( 1999 ), Cruz( 2008)
Brougère ( 2008), Macedo( 2010) e outros sobre a temática. Diante da validação do tema
busquei, a partir da escuta, entender como os cantinhos no contexto escolar eram vistos, pensados
e relatados pelas crianças. Por meio da escuta, das vivências proporcionadasas crianças e sobre
suas intervenções no ambiente busquei compreender as interações, o significado atribuído por
elas as atividades desenvolvidas nos ambientes. Sendo assim, optei por realizar uma pesquisa de
cunho qualitativo com base na etnopesquisa crítica Macedo ( 2006). Para alcançar o objetivo que
propus para esta pesquisa, utilizeicomo instrumentos de coleta de dados, o diário de bordo,
observações, entrevistas, fotografias, desenhos comentados, filmagens realizando um itinerário
analítico da prática e vivências desenvolvidas no contexto escolar estudado. Conclui-se nessa
pesquisa que os cantinhos são possibilitadores de aprendizagens e promotores de
desenvolvimento para as crianças de quatro e cinco anos. As falas e ações das vinte crianças da
unidade escolar pesquisada confirmam desenvolver autonomia, identidade, senso de coletividade
e colaboração. Elas gostam de estar nos cantinhos e reproduzem pelo imaginário as situações do
contexto em que vivem. Os ambientes organizados em cantinhos produzidos pelos professores e
por elas são favoráveis ao estabelecimento de relações entre as crianças, os adultos e os materiais
oferecidos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Faz de conta | pt_BR |
dc.subject | Cantinhos | pt_BR |
dc.subject | Escuta de crianças | pt_BR |
dc.subject | Organização do Ambiente na Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Organização do ambiente em cantos do faz de conta: com a palavra, as crianças. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Silva, Maria | - |
dc.publisher.departament | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Docência na Educação Infantil (EDEI - FACED)
|