Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barretto, Leandro Dominguez | - |
dc.contributor.author | Sá, Milena Araújo Silva | - |
dc.creator | Sá, Milena Araújo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-19T14:44:55Z | - |
dc.date.available | 2016-12-19T14:44:55Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-19 | - |
dc.date.submitted | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21087 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga a relação entre os estudantes que
ingressaram no curso de medicina da Faculdade de Medicina da UFBA (FMB-UFBA) a partir
de 2012.1 através das duas “portas de entrada”, o ENEM e o Bacharelado Interdisciplinar em
Saúde (BI em Saúde). Objetivos: Analisar a percepção dos estudantes acerca da convivência
entre alunos provindos do BI em Saúde e do Ensino Médio. Métodos: Trata-se de um
inquérito de caráter etnográfico, realizado com estudantes do curso médico que ingressaram
no período 2012.1 a 2014.1, acerca da convivência estabelecida no âmbito da graduação. A
amostra é composta por 15 estudantes provindos do BI em Saúde e 15 que ingressaram logo
após a conclusão do Ensino Médio. A entrevista foi realizada com o auxílio de um roteiro
composto por 6 questões fechadas e 4 questões abertas. As respostas foram tabuladas e
analisadas visando a caracterização das relações estabelecidas entre os estudantes. O estudo
foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMB-UFBA sob parecer de número
865.543/2014 de 10/11/2014. Resultados: Os resultados apresentados evidenciam que a porta
de entrada não tem se configurado como o principal elemento que define a agregação dos
grupos de estudo no âmbito do curso médico, os quais se constituem, principalmente, por
conta da identificação de interesses comuns relativos ao compromisso com o aprendizado e
com a melhoria do desempenho acadêmico. Desse modo, não se confirmou a hipótese acerca
da existência de preconceito por parte dos estudantes de medicina que ingressaram no curso
através do ENEM para com os estudantes que ingressaram através do BI em Saúde, embora
fossem encontradas evidências da existência de tal fenômeno, principalmente no início da
convivência entre os distintos grupos. Conclusão: A diferença de mecanismo de entrada não
constitui o principal fator de aproximação ou afastamento entre os estudantes da FMB-UFBA. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação superior em saúde | pt_BR |
dc.subject | Percepção dos estudantes de graduação | pt_BR |
dc.subject | Formação de pessoal em saúde | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado Interdisciplinar em Saúde | pt_BR |
dc.title | A dupla porta de entrada na Faculdade de Medicina da Bahia: Percepção dos estudantes matriculados no período de 2012.1 a 2014.1. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Teixeira, Carmen Fontes | - |
dc.contributor.referees | Barretto, Leandro Dominguez | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.initials | FMB | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)
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