Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.authorJatobá, Pedro Henrique Gomes-
dc.creatorJatobá, Pedro Henrique Gomes-
dc.date.accessioned2017-03-21T18:06:37Z-
dc.date.available2017-03-21T18:06:37Z-
dc.date.issued2017-03-21-
dc.date.submitted2014-09-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21715-
dc.description.abstractA economia da cultura tem se tornado, nas últimas décadas, um importante vetor produtivo e de inclusão social na economia brasileira. Dentre as políticas públicas que estimulam a organização produtiva na cultura, destacam-se o Programa Cultura Viva e as ações de fomento da Secretaria de Economia Criativa, ambos ligados ao Ministério da Cultura. Mesmo beneficiados com incentivos públicos, os empreendimentos comunitários têm dificuldades em acessar o mercado cultural do seu território, formar público e dominar as tecnologias da informação necessárias a sua sustentabilidade. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e gestão colaborativa, adaptado à realidade desses grupos, pode ser bem sucedido quando os futuros usuários dos empreendimentos comunitários são capacitados para utilizar a nova solução em paralelo ao seu desenvolvimento. A pesquisa participante junto a Produtora Colabor@tiva.PE na Universidade Federal de Pernambuco e a pesquisa-ação realizada Universidade LIVRE de Teatro Vila Velha na Bahia, analisam como essas produtoras culturais colaborativas conseguiram se beneficiar de novos suportes digitais em seus processos de gestão interna e formação continuada. A colaboração desses usuários na comunidade de desenvolvimento da plataforma CORAIS possibilitou aprimorar as ferramentas de groupware existentes e desenvolver novas funcionalidades como a gestão transparente de uma moeda social digital.pt_BR
dc.description.abstractThe culture economy has become in the last decades one of the most important productive and social inclusion vectors on Brazilian economy. Among the public finance actions made by the government the main actions that support productive organization on the cultural groups are the Points of Culture network and the creative economy secretary, both related do the Minister of Culture of Brazil. Even the institutions that received public investments are showing difficulties in access in the local market create and maintain consumers have access and learn how to use information technology that is necessary to achieve economical sustainability. The development of collaborative management and learning virtual environments customized to these realities are only possible when these groups learn how to use free software tools in their internal activities. The study of the Produtora Colabor@tiva.PE in Recife at the Federal University of Pernambuco and the Universidade LIVRE de Teatro Vila Velha in Salvador, Bahia, part of this research execute an analysis about how this collaborative cultural producers got better results by adopting virtual environments. The participation of these groups in the CORAIS platform development community made possible that the existing groupware tools and develop new solutions as the public management of a local digital currency.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempt_BR
dc.subjectGestão Colaborativapt_BR
dc.subjectPonto de Culturapt_BR
dc.subjectEconomia Criativapt_BR
dc.subjectBanco Comunitáriopt_BR
dc.subjectMoeda Socialpt_BR
dc.subjectSoftware Livrept_BR
dc.subjectLearning Virtual Environmentspt_BR
dc.subjectCollaborative Management.pt_BR
dc.subjectCultural Pointspt_BR
dc.subjectCreative Economypt_BR
dc.subjectCommunity Bank.pt_BR
dc.subjectDigital Local Currencypt_BR
dc.subjectFree Softwarept_BR
dc.titleDesenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem e gestão colaborativa: casos de cultura solidária na economia criativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.refereesBandeira, Messias-
dc.contributor.refereesLabrea, Valéria Viana-
dc.contributor.refereesMeirelles, Márcio-
dc.publisher.departamentEscola de Administração da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsEAUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro Henrique Gomes Jatobá.pdf31,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.