Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.contributor.authorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.contributor.authorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.creatorTupinambá, Antonio Caubi Ribeiro-
dc.creatorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:19:16Z-
dc.date.available2017-04-11T18:19:16Z-
dc.date.issued2016-01-
dc.identifier.issn2179-1740-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21852-
dc.description.abstractA experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo, necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS –StatisticalPackage for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransição acadêmicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMudanças comportamentaispt_BR
dc.subjectFatores de evasão acadêmicapt_BR
dc.titleO desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubRevista de Psicologiapt_BR
dc.identifier.numberv.7 n.1, p. 51-64, jan./jun. 2016pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.