https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21852
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinho, Ana Paula Moreno | - |
dc.contributor.author | Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.creator | Pinho, Ana Paula Moreno | - |
dc.creator | Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro | - |
dc.creator | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-11T18:19:16Z | - |
dc.date.available | 2017-04-11T18:19:16Z | - |
dc.date.issued | 2016-01 | - |
dc.identifier.issn | 2179-1740 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21852 | - |
dc.description.abstract | A experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo, necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS –StatisticalPackage for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transição acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Mudanças comportamentais | pt_BR |
dc.subject | Fatores de evasão acadêmica | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Revista de Psicologia | pt_BR |
dc.identifier.number | v.7 n.1, p. 51-64, jan./jun. 2016 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.