https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21907
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Metacognição Estimula Características Empreendedoras? uma Análise em profissionais de administração |
Autor(es): | Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal |
Autor(es): | Lima Filho, Raimundo Nonato Bruni, Adriano Leal |
Abstract: | O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre o nível metacognitivo e as características empreendedoras de profissionais de Administração por meio de três instrumentos psicométricos. Participaram do survey 851 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Administração do Estado da Bahia. A hipótese desta pesquisa defendia que quanto maior fosse o nível de metacognição dos respondentes, maior seria o nível de suas características empreendedoras. A partir da Modelagem de Equações Estruturais (MEE), os resultados indicaram que maiores níveis de metacognição promovem maiores níveis de características empreendedoras, indicando que 42,79% das características empreendedoras podem ser explicadas pela perspectiva metacognitiva. As contribuições desta pesquisa não se restringem à perspectiva teórica e acadêmica, mas também aos contextos profissional, econômico e social, uma vez que este estudo promove a evolução da qualidade profissional e os impactos social e econômico se tornam uma consequência natural desse desenvolvimento. |
Palavras-chave: | Metacognição Características empreendedoras Modelagem de Equações Estruturais Qualidade profissional |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Revista de Administração, Contabilidade e Economia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21907 |
Data do documento: | 2015 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Metacognição estimula características empreendedoras.pdf | 718,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.