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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21922
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Luana das Graças Queiróz de-
dc.contributor.authorAndrade, José Célio Silveira-
dc.contributor.authorGóes, Maria de Fátima Barbosa-
dc.contributor.authorRabêlo Filho, Ricardo Luiz Naves-
dc.creatorFarias, Luana das Graças Queiróz de-
dc.creatorAndrade, José Célio Silveira-
dc.creatorGóes, Maria de Fátima Barbosa-
dc.creatorRabêlo Filho, Ricardo Luiz Naves-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:34:32Z-
dc.date.available2017-04-11T18:34:32Z-
dc.date.issued2014-04-
dc.identifier.issn2179-8834-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21922-
dc.description.abstractNo Brasil, ainda que a indústria petroquímica não seja a grande emissora de Gases de Efeito Estufa – GEE, o problema das mudanças climáticas exige atenção por parte das empresas desse segmento. Este estudo objetivou identificar as estratégias de legitimidade evidenciadas pela Braskem para o enfrentamento das mudanças climáticas, com base na tipologia de Suchman (1995). Adotou-se a pesquisa exploratória com uso de abordagem qualitativa dos dados. Os dados primários foram obtidos através de aplicação de questionário, e os secundários, extraídos dos relatórios institucionais publicados pela Braskem dentro do Carbon Disclosure Project (CDP) e do registro público de emissões da Fundação Getúlio Vargas. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo das evidenciações contidas no questionário. Observou-se que a Braskemassumiu um compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável e a redução de emissões de GEE e vem adotando estratégias ambientais corporativas para cumpri-lo.No tocante às estratégias de legitimidade, identificou-se a ênfase no aumento da legitimidade da empresa perante os stakeholders, caracterizando a predominância da tipologia pragmática, com metade das evidenciações. Constatou-se, portanto, que a empresa está se adaptando aos padrões de uma economia de baixo carbono, objetivando assegurar a sustentabilidade dos seus negócios.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias de Legitimidadept_BR
dc.subjectMudanças Climáticaspt_BR
dc.subjectRedução de GEEpt_BR
dc.titleEstratégias de legitimidade da Braskem como resposta ao problema das mudanças climáticaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubREUNApt_BR
dc.identifier.numberBelo Horizonte, MG - v.19, n.2, p.135-152 - Abr./Jun. 2014pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

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