Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRowe, Diva Ester Okazaki-
dc.contributor.authorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.contributor.authorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.creatorRowe, Diva Ester Okazaki-
dc.creatorBastos, Antônio Virgílio Bittencourt-
dc.creatorPinho, Ana Paula Moreno-
dc.date.accessioned2017-04-11T18:36:17Z-
dc.date.available2017-04-11T18:36:17Z-
dc.date.issued2013-07-
dc.identifier.issn1984-9230-
dc.identifier.issn1413-585X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21929-
dc.description.abstractO presente trabalho analisa, em docentes do ensino superior, os efeitos dos vínculos com a carreira (comprometimento e entrincheiramento) e com a organização (comprometimento) no seu desempenho. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal, envolvendo um survey on line, cujo questionário continha as escalas previamente validadas para medir os vínculos com o trabalho. Para avaliar o desempenho docente foram utilizados dois indicadores: autoavaliação do seu esforço instrucional e uma medida de produção acadêmica. Obteve-se uma amostra de 635 professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Os dados foram submetidos à análises descritivas e multivariadas. Para identificar os impactos dos vínculos com o trabalho no desempenho foi utilizado o método de estimação por mínimos quadrados parciais (partial least squares - PLS). Nos modelos testados, o entrincheiramento na carreira e o comprometimento organizacional Instrumental influenciam negativamente a produção acadêmica dos professores, e o comprometimento com a carreira influencia positivamente o esforço instrucional. Evidências relevantes de como o vínculo do trabalho é um importante preditor do desempenho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEAUFBA/NPGApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcewww.revistaoes.ufba.brpt_BR
dc.subjectEntrincheiramento na carreirapt_BR
dc.subjectComprometimento com a carreirapt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectProdução acadêmicapt_BR
dc.subjectEsforço instrucionalpt_BR
dc.titleMúltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do ensino superior no Brasilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubOrganizações & Sociedadept_BR
dc.identifier.numberv.20 - n.66, p. 501-522 - Julho/Setembro - 2013pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho - um estudo entre professores do ensino superior no Brasil.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.