Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Rowe, Diva Ester Okazaki | - |
dc.contributor.author | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.contributor.author | Pinho, Ana Paula Moreno | - |
dc.creator | Rowe, Diva Ester Okazaki | - |
dc.creator | Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt | - |
dc.creator | Pinho, Ana Paula Moreno | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-11T18:36:17Z | - |
dc.date.available | 2017-04-11T18:36:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-07 | - |
dc.identifier.issn | 1984-9230 | - |
dc.identifier.issn | 1413-585X | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21929 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisa, em docentes do ensino superior, os efeitos dos vínculos com a carreira (comprometimento e entrincheiramento) e com a organização
(comprometimento) no seu desempenho. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal, envolvendo um survey on line, cujo questionário continha as escalas previamente validadas para medir os vínculos com o trabalho. Para avaliar o
desempenho docente foram utilizados dois indicadores: autoavaliação do seu esforço
instrucional e uma medida de produção acadêmica. Obteve-se uma amostra de 635
professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas. Os dados foram submetidos à análises descritivas e multivariadas. Para identificar os impactos dos vínculos com o trabalho no desempenho foi utilizado o método de estimação por
mínimos quadrados parciais (partial least squares - PLS). Nos modelos testados, o
entrincheiramento na carreira e o comprometimento organizacional Instrumental influenciam negativamente a produção acadêmica dos professores, e o comprometimento com a carreira influencia positivamente o esforço instrucional. Evidências relevantes de como o vínculo do trabalho é um importante preditor do desempenho. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EAUFBA/NPGA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | www.revistaoes.ufba.br | pt_BR |
dc.subject | Entrincheiramento na carreira | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento com a carreira | pt_BR |
dc.subject | Comprometimento organizacional | pt_BR |
dc.subject | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Esforço instrucional | pt_BR |
dc.title | Múltiplos comprometimentos com o trabalho e suas influências no desempenho: um estudo entre professores do ensino superior no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Organizações & Sociedade | pt_BR |
dc.identifier.number | v.20 - n.66, p. 501-522 - Julho/Setembro - 2013 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA)
|