https://repositorio.ufba.br/handle/ri/21957
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O homem contemporâneo e os sentidos de desenvolvimento e de educação |
Autor(es): | Ribeiro, Maria Teresa Franco Santos, Iracema Lima dos Melo, Adriana Ferreira de |
Autor(es): | Ribeiro, Maria Teresa Franco Santos, Iracema Lima dos Melo, Adriana Ferreira de |
Abstract: | A partir das reflexões de Marx, da reverberação de seu pensamento em diversos autores e da complexidade das transformações do mundo contemporâneo, centramos nossa reflexão sobre a necessidade de outros olhares sobre a questão do chamado desenvolvimento que levem em conta a educação, a formação/transformação dos sujeitos; educação como práxis em que ação e reflexão caminham de forma solidária e se iluminam de forma constante, mutuamente. A educação é aliada fundamental no processo de reencontro e de transformação dos sujeitos do mundo, fragmentados, desqualificados e invisibilizados pela ciência moderna. Ela deve buscar a formação/transformação contínua da consciência crítica, o despertar de um vir a ser o que se é, proporcionando, aos mais diferentes sujeitos, a realização como “pessoa a tempo inteiro”, para usar a expressão de Mia Couto. |
Palavras-chave: | Educação Desenvolvimento Sujeitos do mundo Transformação |
País: | Brasil |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21957 |
Data do documento: | Jan-2013 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O Homem Contemporâneo e os Sentidos de Desenvolvimento e de Educação.pdf | 205,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.