Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCristina Vitale Ramos Mendes, Denise-
dc.contributor.authorRibeiro, Rafael-
dc.creatorRibeiro, Rafael-
dc.date.accessioned2017-05-29T17:26:06Z-
dc.date.available2017-05-29T17:26:06Z-
dc.date.issued2017-05-29-
dc.date.submitted2017-05-03-
dc.identifier.issnDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22629-
dc.description.abstractNo século XXI, a maneira pela qual as nações e os demais agentes das relações internacionais interagem está mudando, e o potencial de um ator não é mais medido apenas pela força de seus exércitos ou o poder de sua economia. Há em curso no mundo uma corrida por outras formas de penetração e influência, e o poder cultural, manifesto através de valores, instituições, intercâmbio científico e disseminação da língua, é artifício fundamental para fins de inserção global e ganhos absolutos de um país. A crescente utilização dos recursos de soft power é uma das tendências promissora das relações internacionais no contexto da globalização. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar as novas perspectivas da diplomacia e a eficiência do ensino de línguas enquanto ferramenta do poder brando. Para tanto, na segunda seção, fazemos uma análise da diplomacia pública e da importância da cultura para as Relações Internacionais. Por conseguinte, investigamos o conceito de diplomacia cultural e a relação entre língua, cultura e identidade. Na terceira seção, exploramos o conceito de soft power cunhado por Joseph Nye e, a partir de sua elucidação, apresentamos três estudos de caso concernentes à difusão da língua como estratégia de política externa dos Estados Unidos, Reino Unido e China. Por fim, na quarta parte do trabalho, concentramos a análise nas ações culturais adotadas pela política externa brasileira, que têm como objetivo apresentar o país ao mundo, e o peso da internacionalização da língua portuguesa nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractIn the twenty-first century, the way nations and other actors involved in international relations interact is changing, and an actor's potential is no longer measured solely by the strength of their armies or the power of their economy. A race for other forms of penetration and influence is under way in the world, and the cultural power, manifested through values, institutions, scientific exchange and language dissemination, is a fundamental artifice for the purpose of global insertion and absolute gains of a country. The increasing use of soft power resources is the promising trend in international relations in the context of globalization. In this sense, the present work aims at analyzing the new perspectives of diplomacy and the efficiency of language teaching as a tool of soft power. To do so, in the first chapter we make an analysis of public diplomacy and the importance of culture for International Relations. We therefore investigate the concept of cultural diplomacy and the relationship between language, culture and identity. In the second chapter, we explore the concept of soft power coined by Joseph Nye and, from its elucidation, we present three case studies concerning the diffusion of the language as foreign policy strategy of the United States, the United Kingdom and China. Finally, in the third part of the study, we focused the analysis on the cultural actions adopted by Brazilian foreign policy in order to present the country to the world, and the weight of the internationalization of the Portuguese language in this process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSoft Powerpt_BR
dc.subjectDiplomacia Públicapt_BR
dc.subjectLínguapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.titleO Ensino de Línguas Estrangeiras como Ferramenta de Soft Power e Estratégia de Política Externapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSávio Pimentel Siqueira, Domingos-
dc.contributor.refereesSiqueira de Freitas, Kátia-
dc.contributor.refereesCristina Vitale Ramos Mendes, Denise-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Relações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsIHAC/UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqRelações Internacionais; Ciências Políticas; Linguística; Antropologia Culturalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Mestrado PPGRI - Rafael Ribeiro - O Ensino de Línguas Estrangeiras como Ferramenta de Soft Power e Estratégia de Política Externa.pdfDissertação de Mestrado - Relações Internacionais1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.