Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e | - |
dc.contributor.author | Casais-e-Silva, Luciana Lyra | - |
dc.contributor.author | Sena, Eduardo Pondé de | - |
dc.creator | Souza, Ana Carla Filgueira de Souza e | - |
dc.creator | Casais-e-Silva, Luciana Lyra | - |
dc.creator | Sena, Eduardo Pondé de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T18:34:59Z | - |
dc.date.available | 2017-06-19T18:34:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-12 | - |
dc.identifier.citation | Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v.12, especial, p.506-511, dez.2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23123 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A prematuridade, o baixo peso ao nascer e as gestações múltiplas influenciam o desenvolvimento da linguagem, podendo
ocasionar alterações futuras na aprendizagem da criança. A aquisição da linguagem oral inicia-se, em geral, entre um e dois anos de
idade, com a produção e uso das primeiras palavras. Objetivo: descrever as habilidades fonético-fonológicas de gêmeas monozigóticas,
aos 03 anos e 07 meses de idade, com histórico de prematuridade e baixo peso ao nascer. Metodologia: As habilidades fonéticofonológicas
das crianças (C1 e C2) foram avaliadas através da prova de Fonologia do ABFW– Teste de Linguagem Infantil, a qual
inclui a análise do inventário fonético e de quatorze processos fonológicos, de forma qualitativa e quantitativa. Resultados: Em C1,
foram observados os seguintes processos fonológicos: plosivação de fricativas, posteriorização para velar, frontalização de palatal,
simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal, simplificação de consoante final e ensurdecimento de fricativas. C2
apresentou processos fonológicos similares, exceto frontalização de palatal e ensurdecimento de fricativas. Em ambas, as maiores
produtividades ocorreram na simplificação de líquida, simplificação de encontro consonantal e simplificação de consoante final.
Discussão: De acordo com os resultados, observou-se similaridade entre a ocorrência dos processos fonológicos. Entretanto, mesmo
com semelhanças neste aspecto, observam-se características distintas nas habilidades linguísticas das crianças avaliadas. Conclusão:
Os fatores de risco podem justificar os desvios na aquisição da linguagem, uma vez a prematuridade, o baixo peso e a gestação
múltipla favorecem tais alterações. Não se pode descartar a influência de fatores sociais, econômicos, ambientais e emocionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/9202/6764 | pt_BR |
dc.subject | Avaliação. | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem. | pt_BR |
dc.subject | Gêmeos. | pt_BR |
dc.subject | Prematuro. | pt_BR |
dc.title | Avaliação das habilidades fonético-fonológicas em gêmeas monozigóticas prematuras: um relato de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Ciências Médicas e Biológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v.12 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)
|