Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMacena, Raimunda Hermelinda Maia-
dc.contributor.authorBraga, Darling Kescia Araújo Peixoto-
dc.contributor.authorAmaral, Luana Bandeira de Mello-
dc.contributor.authorSouza, Daniel Lucas de Lima-
dc.contributor.authorRodrigues, Bruno Noronha-
dc.contributor.authorVasconcelos, Thiago Brasileiro de-
dc.contributor.authorFontenelle, Maria Aridenise Macena-
dc.creatorMacena, Raimunda Hermelinda Maia-
dc.creatorBraga, Darling Kescia Araújo Peixoto-
dc.creatorAmaral, Luana Bandeira de Mello-
dc.creatorSouza, Daniel Lucas de Lima-
dc.creatorRodrigues, Bruno Noronha-
dc.creatorVasconcelos, Thiago Brasileiro de-
dc.creatorFontenelle, Maria Aridenise Macena-
dc.date.accessioned2017-06-19T18:58:14Z-
dc.date.available2017-06-19T18:58:14Z-
dc.date.issued2014-01-
dc.identifier.citationRev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 1, p. 64-71, jan./abr. 2014.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23143-
dc.description.abstractObjetivo: Descrever um relato de experiência da prática extensionista-docente utilizando o processo de ensino-aprendizagem. Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, interpretativa através da descrição das fases de elaboração, implantação e avaliação por competências de um modelo educativo multiprofissional de promoção da saúde, centrados nas tomadas de decisão e no comportamento individual, no que se refere aos cuidados iniciais nos casos de acidentes nos canteiros de obra na construção civil. Resultados: Pesquisa de base referencial que utiliza como técnica de coleta de dados a leitura de artigos relativos a modelos teóricos de educação por pares, modelo explicativo da promoção da saúde, elaboração de fichamentos e a observação assistemática. Propõe uma capacitação para estudantes com carga horária de 12horas/aula em três blocos, a saber: planejamento da ação educativa, primeiros socorros, gestão e segurança no trabalho. Conclusão: A experiência da ação educativa entre acadêmicos de Fisioterapia e de Engenharia Civil revelou que há habilidades didático-pedagógicas a serem aprimoradas nos dois segmentos, mas que a contribuição desta parceria trará ganho para a saúde e segurança nos canteiros de obras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/9102/8691pt_BR
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectPrimeiros Socorrospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAvaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil: relato de experiência da fisioterapiapt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.13, n.1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
11_v.13_1.pdf753,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.