Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Macena, Raimunda Hermelinda Maia | - |
dc.contributor.author | Braga, Darling Kescia Araújo Peixoto | - |
dc.contributor.author | Amaral, Luana Bandeira de Mello | - |
dc.contributor.author | Souza, Daniel Lucas de Lima | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Bruno Noronha | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Thiago Brasileiro de | - |
dc.contributor.author | Fontenelle, Maria Aridenise Macena | - |
dc.creator | Macena, Raimunda Hermelinda Maia | - |
dc.creator | Braga, Darling Kescia Araújo Peixoto | - |
dc.creator | Amaral, Luana Bandeira de Mello | - |
dc.creator | Souza, Daniel Lucas de Lima | - |
dc.creator | Rodrigues, Bruno Noronha | - |
dc.creator | Vasconcelos, Thiago Brasileiro de | - |
dc.creator | Fontenelle, Maria Aridenise Macena | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-19T18:58:14Z | - |
dc.date.available | 2017-06-19T18:58:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-01 | - |
dc.identifier.citation | Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 13, n. 1, p. 64-71, jan./abr. 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23143 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: Descrever um relato de experiência da prática extensionista-docente utilizando o processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia: Estudo de abordagem qualitativa, interpretativa através da descrição das fases de elaboração, implantação e avaliação
por competências de um modelo educativo multiprofissional de promoção da saúde, centrados nas tomadas de decisão e no
comportamento individual, no que se refere aos cuidados iniciais nos casos de acidentes nos canteiros de obra na construção civil.
Resultados: Pesquisa de base referencial que utiliza como técnica de coleta de dados a leitura de artigos relativos a modelos teóricos
de educação por pares, modelo explicativo da promoção da saúde, elaboração de fichamentos e a observação assistemática. Propõe
uma capacitação para estudantes com carga horária de 12horas/aula em três blocos, a saber: planejamento da ação educativa,
primeiros socorros, gestão e segurança no trabalho. Conclusão: A experiência da ação educativa entre acadêmicos de Fisioterapia e
de Engenharia Civil revelou que há habilidades didático-pedagógicas a serem aprimoradas nos dois segmentos, mas que a contribuição
desta parceria trará ganho para a saúde e segurança nos canteiros de obras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/9102/8691 | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Engenharia | pt_BR |
dc.subject | Primeiros Socorros | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação educativa de promoção da saúde baseado em competências nas ações de primeiros socorros na construção civil: relato de experiência da fisioterapia | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Ciências Médicas e Biológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v.13, n.1 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)
|