https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23253
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Velasquez, Michella Lopes | - |
dc.contributor.author | Thomé, Célia Regina | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Irismar Reis de | - |
dc.creator | Velasquez, Michella Lopes | - |
dc.creator | Thomé, Célia Regina | - |
dc.creator | Oliveira, Irismar Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-20T15:38:49Z | - |
dc.date.available | 2017-06-20T15:38:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 14, n. 3, p. 331-337, set./dez. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23253 | - |
dc.description.abstract | Introdução: a qualidade do tratamento oferecido em psicoterapia tornou-se um grande desafio para cursos de graduação e pósgraduação em Psicologia. Dados promissores sugerem que a supervisão clínica tem um efeito positivo no desenvolvimento e manutenção de competências terapêuticas, reforçando a relevância de pesquisas sobre os elementos associados a uma maior eficácia na supervisão clínica, bem como a investigação de alternativas para disseminação da prática clínica supervisionada de boa qualidade. Objetivo: este estudo visa a contribuir para uma maior compreensão do processo através do qual as competências terapêuticas são construídas na supervisão clínica em terapia cognitivo-comportamental (TCC) em cursos de formação no Brasil. Metodologia: todas as instituições regularmente credenciadas junto ao MEC que oferecem cursos de pós-graduação em TCC, que concordaram em participar do estudo, responderam a um questionário eletrônico, sem identificação do respondente, contendo questões gerais e específicas sobre a prática clínica supervisionada em TCC e sobre o desenvolvimento profissional do supervisor clínico. Resultado: todos os cursos oferecem sessões de supervisão em grupo, geralmente mensais, com pelo menos 75 horas da carga horária do curso dedicadas a supervisão clínica em 61,54% das instituições. A maioria dos participantes não relatou o uso de uma estrutura de supervisão. O desempenho dos alunos em supervisão é regularmente avaliado na maioria dos cursos (84,62%), embora a avaliação dos supervisores seja menos frequente e estruturada (53,85%), assim como a prática de meta-supervisão (23,08%). Conclusão: em tempos de prática baseada em evidências, dados mais robustos sobre a eficácia do treinamento de supervisores e seu impacto na construção e manutenção de habilidades terapêuticas podem apoiar futuras práticas para aumentar a qualidade do atendimento oferecido aos pacientes em todo o mundo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://www.portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/14985/10884 | pt_BR |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental. | pt_BR |
dc.subject | Supervisão clínica. | pt_BR |
dc.subject | Competência clínica. | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a prática clínica supervisionada em cursos de especialização em terapia cognitivo-comportamental no Brasil | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Ciências Médicas e Biológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v.14, n.3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.