https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23412
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uso de Programação no Ensino das Transformações Geométricas no Plano |
Autor(es): | França, José Benício dos Anjos |
Autor(es): | França, José Benício dos Anjos |
Abstract: | Este trabalho apresenta uma síntese histórica do processo de implantação do uso de computadores na educação, explicitando o surgimento das linguagens de programação com sua evolução e contribuição para a mesma, e um conjunto de atividades exploratória para serem trabalhadas na sala de informática como recurso didático para uma aprendizagem significativa a respeito das Transformações Geométricas no Plano através do uso da linguagem de programação Processing nas turmas do 9o ano do Ensino Fundamental II da Unidade Escolar Amélia Rodrigues, Monte Gordo-Camaçari/BA. Com o Processing é possível propor e realizar atividades lúdicas que promovam uma aprendizagem através do ensino de programação de computadores que consiste basicamente em instruir o computador a realizar uma determinada atividade. Essa linguagem possibilita um primeiro contato com os princípios da computação para a geração de aplicativos e jogos, viabilizando com isso um futuro profissional para os interessados em dar continuidade na aprendizagem que se inicia a partir do curso de programação no site da Khan Academy. |
Palavras-chave: | Linguagem de Programação Transformação Geométrica Processing.JS |
CNPq: | Ensino da Matemática |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23412 |
Data do documento: | 29-Jun-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DissertaçãoJose.pdf | 6,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.