Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cruz, Denise Nogueira | - |
dc.contributor.author | Cangussu, Maria Cristina Teixeira | - |
dc.contributor.author | Cristino, Patricia Suguri | - |
dc.contributor.author | Brito, Suzana Santos | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Cristina Batista | - |
dc.creator | Cruz, Denise Nogueira | - |
dc.creator | Cangussu, Maria Cristina Teixeira | - |
dc.creator | Cristino, Patricia Suguri | - |
dc.creator | Brito, Suzana Santos | - |
dc.creator | Oliveira, Cristina Batista | - |
dc.date.accessioned | 2017-06-29T14:34:03Z | - |
dc.date.available | 2017-06-29T14:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, D. N. et al. Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 2, p. 186-198, mai./ago. 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23428 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A Política Nacional de Humanização (PNH) aponta diretrizes para uma assistência de melhor qualidade no SUS e, na
atenção hospitalar, acrescenta-se a necessidade de organizar a Rede de Atenção às Urgências e Emergências visando melhorar o acesso
e a assistência prestada. Objetivo: Caracterizar o perfil dos usuários, acessibilidade, bem como a assistência prestada em um serviço
do setor de emergência de um hospital de referência na capital baiana. Metodologia: Trata-se de um estudo de corte transversal,
de caráter exploratório. Aplicou-se um questionário estruturado com informações sobre perfil sócio-cultural, acesso e itinerário nos
serviços, bem como a percepção sobre assistência recebida na sala de medicação da emergência de um hospital de referência em
Salvador-Ba. Os dados foram analisados de forma descritiva. Resultados: A maioria dos usuários era do sexo feminino, com baixa
escolaridade, baixa renda familiar, procedente da cidade onde localizava o serviço e procurou-o espontaneamente. O deslocamento
até o serviço ocorreu por meio de carro ou moto para 63,4% dos usuários. O tempo decorrido até o usuário ser medicado foi elevado
assim como o tempo de permanência na sala de medicação. Estes resultados ajudam explicar porque quase 70% julgaram o serviço
como regular/ruim/muito ruim. O serviço foi melhor avaliado pelos de baixa renda e que receberam orientação médica. Conclusão:
A procura pelo serviço de emergência como primeira escolha foi considerável e pode estar relacionado com o grau de organização
e resolutividade da atenção primária no município. Destaca-se, ainda, o baixo grau de satisfação dos usuários da sala de medicação
da emergência do hospital. É necessário avançar na organização da rede de urgência e emergência de modo articulado com a
implementação da PNH no hospital em questão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/15706/12743 | pt_BR |
dc.subject | Serviço Hospitalar de Emergência. | pt_BR |
dc.subject | Humanização da Assistência. | pt_BR |
dc.subject | Satisfação do paciente. | pt_BR |
dc.title | Acesso, utilização e percepção dos usuários sobre um serviço hospitalar de emergência em Salvador, BA | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Ciências Médicas e Biológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v.15, n.2 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)
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