Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gilberto Tadeu Reis da | - |
dc.contributor.author | Vieira, Silvana Lima | - |
dc.creator | Vieira, Silvana Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-18T13:51:30Z | - |
dc.date.available | 2017-07-18T13:51:30Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2016-12-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23584 | - |
dc.description.abstract | O estudo enfocou o movimento ensino-aprendizagem no curso de habilitação profissional de técnico em enfermagem para educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social. Teve como objetivo: analisar como se constituiu o movimento ensino-aprendizagem no curso de habilitação profissional de técnico em enfermagem para educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social e objetivos específicos caracterizar os elementos da situação educativa; apreender o agir - aprendente do(a) educando(a) e agir educativo das educadoras; descrever o agir - aprendente do(a) educando(a) e o agir educativo das educadoras. Tratou-se
Se de uma pesquisa de cunho exploratório e documental, do tipo estudo de caso,
com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico-filosófico utilizado foi Paulo Freire. O cenário da pesquisa foi a Escola de Formação Técnica em Saúde - Professor Jorge Novis, na qual ocorreu a coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadasàs educadoras e educando(a)s, a análise documental e a observação, no período entre dezembro de 2014 e setembro de 2015.
As entrevistas das cinco educadoras e doze educando(a)s ocorreram por meio de
um roteiro; as mesmas foram gravadas e submetidas à análise de conteúdo temática de Bardin. Da análise das falas, constituímos três categorias de análise e respectiva subcategoria: Esperança; Diretividade: Conteúdo Programático,
Estratégias Pedagógicas e Avaliação da Aprendizagem; Processo de Conscientização. A partir da análise das entrevistas, da observação e análise documental, consideramos que o movimento ensino-aprendizagem no curso de habilitação profissional de técnico em enfermagem para educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social se constituiu de forma processual e dinâmica,
mediatizado pela diretividade do agir-educativo das educadoras, a partir da esperança de reconhecimento e de projeto de vida e processo de conscientização do(a)s educando(a)s. Alguns aspectos da vulnerabilidade social do(a)s educando(a)s foram considerados no movimento do curso, evidenciando a necessidade de adequações do curso às características sociais, econômicas e de vida do(a)s educando(a)s. Consideramos que o movimento ensino-aprendizagem nesse curso conduziu educadoras e educandos em direção ao Ser-Mais em à um sonho possível | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | Movimento ensino-aprendizagem no curso técnico de enfermagem: educando(a)s em contexto de vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.referees | Silva, Gilberto Tadeu Reis da | - |
dc.contributor.referees | Caputo, María Constantina | - |
dc.contributor.referees | Pinto, Isabela Cardoso de Matos | - |
dc.contributor.referees | Backes, Vânia Marli Schubert | - |
dc.contributor.referees | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.contributor.referees | Cordeiro, Ana Lúcia Arcanjo Oliveira | - |
dc.publisher.departament | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGENF)
|