Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Oliveira, Dagoberto Bonavides de | - |
dc.contributor.author | Ragazzo, Ana Cristina Santana Matos | - |
dc.contributor.author | Barreto, Nilo Manoel Pereira Vieira | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Irismar Reis de | - |
dc.creator | Oliveira, Dagoberto Bonavides de | - |
dc.creator | Ragazzo, Ana Cristina Santana Matos | - |
dc.creator | Barreto, Nilo Manoel Pereira Vieira | - |
dc.creator | Oliveira, Irismar Reis de | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-31T13:39:11Z | - |
dc.date.available | 2017-07-31T13:39:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, D. B. de. et al. Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, Bahia. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 354-358, set./dez. 2016 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-5222 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23753 | - |
dc.description.abstract | Introdução: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) surge na infância, atingindo de 3 a 6% das crianças e
adolescentes, e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Segundo os critérios do DSM-5, os sintomas do TDAH apresentam-se
em três diferentes tipos, incluindo desatenção, hiperatividade-impulsividade ou a forma combinada. Quando a criança/adolescente
apresenta sintomas predominantes do tipo desatento, há maiores prejuízos de aprendizagem. Na apresentação predominantemente
hiperativa/impulsiva, o indivíduo tem mais prejuízos nas interações sociais. Na apresentação combinada, o prejuízo incide tanto na
aprendizagem como nas interações sociais. Objetivo: verificar a prevalência do TDAH em crianças e adolescentes em uma escola
pública na cidade de Salvador, estado da Bahia. Metodologia: Estudo de prevalência realizado no ano de 2016. A amostra foi composta
por alunos do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental II, com idades entre 10 e 17 anos. Resultados: do total de uma população de 363
alunos, fizeram parte do estudo 265. Foi verificada uma prevalência de TDAH da ordem de 16,6%. A prevalência entre os sexos foi
na proporção de 1,6:1 entre feminino e masculino. Neste estudo, foi observada maior prevalência de TDAH do subtipo desatento
em estudantes do sexo feminino e do subtipo hiperativo em estudantes masculinos. Conclusão: este estudo corrobora as pesquisas
recentes sobre as altas taxas de prevalência do TDAH, o que demonstra necessidade de intervenções eficazes para a população
infanto-juvenil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/18215/13486 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Prevalência | pt_BR |
dc.title | Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, Bahia | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista de Ciências Médicas e Biológicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
dc.identifier.number | v.15, n.3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)
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