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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23753
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Dagoberto Bonavides de-
dc.contributor.authorRagazzo, Ana Cristina Santana Matos-
dc.contributor.authorBarreto, Nilo Manoel Pereira Vieira-
dc.contributor.authorOliveira, Irismar Reis de-
dc.creatorOliveira, Dagoberto Bonavides de-
dc.creatorRagazzo, Ana Cristina Santana Matos-
dc.creatorBarreto, Nilo Manoel Pereira Vieira-
dc.creatorOliveira, Irismar Reis de-
dc.date.accessioned2017-07-31T13:39:11Z-
dc.date.available2017-07-31T13:39:11Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, D. B. de. et al. Prevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, Bahia. Rev. Ciênc. Méd. Biol., Salvador, v. 15, n. 3, p. 354-358, set./dez. 2016pt_BR
dc.identifier.issn2236-5222-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23753-
dc.description.abstractIntrodução: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) surge na infância, atingindo de 3 a 6% das crianças e adolescentes, e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida. Segundo os critérios do DSM-5, os sintomas do TDAH apresentam-se em três diferentes tipos, incluindo desatenção, hiperatividade-impulsividade ou a forma combinada. Quando a criança/adolescente apresenta sintomas predominantes do tipo desatento, há maiores prejuízos de aprendizagem. Na apresentação predominantemente hiperativa/impulsiva, o indivíduo tem mais prejuízos nas interações sociais. Na apresentação combinada, o prejuízo incide tanto na aprendizagem como nas interações sociais. Objetivo: verificar a prevalência do TDAH em crianças e adolescentes em uma escola pública na cidade de Salvador, estado da Bahia. Metodologia: Estudo de prevalência realizado no ano de 2016. A amostra foi composta por alunos do 6ª ao 9ª ano do ensino fundamental II, com idades entre 10 e 17 anos. Resultados: do total de uma população de 363 alunos, fizeram parte do estudo 265. Foi verificada uma prevalência de TDAH da ordem de 16,6%. A prevalência entre os sexos foi na proporção de 1,6:1 entre feminino e masculino. Neste estudo, foi observada maior prevalência de TDAH do subtipo desatento em estudantes do sexo feminino e do subtipo hiperativo em estudantes masculinos. Conclusão: este estudo corrobora as pesquisas recentes sobre as altas taxas de prevalência do TDAH, o que demonstra necessidade de intervenções eficazes para a população infanto-juvenil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Ciências da Saúde/ Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/18215/13486pt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectPrevalênciapt_BR
dc.titlePrevalência do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em uma Escola Pública da cidade de Salvador, Bahiapt_BR
dc.title.alternativeRevista de Ciências Médicas e Biológicaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
dc.identifier.numberv.15, n.3pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGPIOS)

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