Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Câmara, Antônio da Silva | - |
dc.contributor.author | Rocha, Daniel Pereira | - |
dc.creator | Rocha, Daniel Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T11:57:54Z | - |
dc.date.available | 2017-08-03T11:57:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.date.submitted | 2016-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23804 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objeto de estudo o Festival de Cinema Panorama Internacional Coisa de Cinema (PICC) que acontece na cidade de Salvador tendo como foco a sua décima (2014) e décima primeira edição (2015). Busca-se através desta pesquisa investigar o papel do cinema, enquanto arte, de provocar a reflexão pública sobre as estruturas sociais, e no caso particular deste evento qual a sua capacidade de contribuir para uma concepção sui generis de cinema em um contexto amplo e de disputa associado à produção de bens simbólicos (ou culturais). Parte-se do entendimento que as estruturas sociais são arranjos padronizados que constituem o caráter normativo da sociedade bem como suas sanções legais, além de posições e papéis sociais, cuja apreensão pode se dar a partir de um momento liminar. Assim o estudo consiste na tentativa de compreender em que medida o festival ao utilizar o filme enquanto símbolo permite que os atores (realizadores) que participam desse “ritual” encontrem modos de refletir e criticar a sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | The aim of this dissertation is to study the Festival Panorama Internacional Coisa de Cinema that happens in the city of Salvador focusing on its tenth (2014) and eleventh edition (2015). This research seeks to investigate the role of cinema, as an art, to provoke public reflection on social structures, and in the particular case of this event what its capacity to contribute to a sui generis conception of cinema in a broad context and dispute associated with the production of symbolic goods (or cultural). It is understood that social structures are standardized arrangements that constitute the normative character of society as well as its legal sanctions, further on as positions and social roles, whose apprehension can occur from a liminality moment. Thus, the study is the attempt to understand to what extent the festival in using the film as a symbol allows the social actors (filmmakers and producers) participating in this ”ritual”to find ways to reflect and criticize society. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema. | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica cultural. | pt_BR |
dc.subject | Festival. | pt_BR |
dc.title | Dinâmica cultural: cinema, ritual e política a partir do festival panorama internacional coisa de cinema | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Luciano, Fernando Firmo | - |
dc.contributor.referees | Oliveira, Augusto Souza de Sá | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGCS)
|