https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24067
Tipo: | Tese |
Título: | Educação musical coletiva com instrumentos de arco: uma proposta de sistema em níveis didáticos |
Autor(es): | Santos, Wilson Rogério dos |
Autor(es): | Santos, Wilson Rogério dos |
Abstract: | O presente trabalho tem como assunto a educação musical coletiva com
instrumentos de arco (EMCIA). Trata-se de pesquisa qualiquantitativa de viés prático
que propõe um levantamento e uma análise documental dos atuais métodos de
ensino coletivo de instrumentos de cordas. O objetivo é sistematizar, padronizar e,
posteriormente, verificar se e como estes métodos podem atender aos critérios
apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino da
música nas escolas regulares brasileiras, indicando caminhos para incentivar que
professores de música utilizem o sistema de ensino coletivo de instrumentos no
atendimento à Lei n.º 11.769/08. O processo deu origem a um trabalho documental
e bibliográfico, que utilizou na coleta de dados o procedimento de notação orientada
por guia e, na interpretação, organização e apresentação dos dados obtidos, a
estatística descritiva e o processo de emparelhamento (Pattern Matching). A tese
está estruturada em seis capítulos: revisão da bibliografia, fundamentação teórica,
metodologia, análise dos métodos coletivos de ensino de cordas, sistematização dos
dados obtidos na análise e sugestão de conteúdos para aplicação nas escolas, e
contraposição dos dados obtidos com as propostas dos PCN de música. Como
fundamentação teórica utilizou-se o paradigma da complexidade, proposto por Edgar
Morin, que preconiza uma nova maneira de pensar e perceber o mundo,
abandonando a concepção simplificadora, idealizada pela ciência positivista, e
buscando uma abordagem mais profunda que procura lidar com as diferentes
realidades que se nos apresentam nos dias de hoje. Como referências na área da
educação musical utilizou-se a teoria praxial idealizada por David Elliott, que é
baseada na transmissão dos conceitos e desenvolvimento da criatividade e
musicalidade por meio da prática, e as propostas de Joel Barbosa, relacionadas à
utilização do ensino coletivo como estratégia para trazer para o ensino musical os
valores históricos, culturais e psicológicos do povo brasileiro, atuando no processo
de descolonização cultural ao qual somos submetidos permanentemente. Dois
trabalhos também serviram de referência técnica: o Teaching of instrumental music e
o ASTA String curriculum. A parte prática do trabalho envolveu a análise de quinze
métodos de ensino coletivo de instrumentos de cordas, sendo cinco brasileiros e
cinco estadunidenses, estes tendo sido escritos em dois volumes. As informações
obtidas foram utilizadas para encontrar, no capítulo quinto, um padrão pedagógico
proposto pelos métodos. Após serem confrontados e demonstrarem que poderiam
atender aos modelos teóricos, os dados obtidos foram utilizados para fundamentar a
confecção de uma proposta didática, dividida em seis níveis e que se destina a ser
utilizada nas escolas de ensino fundamental (mas não apenas). No capítulo sexto,
foi feita a análise final com o cruzamento dos dados anteriores frente os objetivos e
conteúdos dos PCN. Na conclusão, constatou-se que a educação musical coletiva
com instrumentos de arco pode se constituir numa ferramenta adequada para o
ensino da música nas escolas regulares, por ser uma alternativa eficiente e,
principalmente, viável para a realização da educação musical no Brasil. The present work´s subject is the collective music teaching of stringed instruments. It is a cuali-quantitative research of the practical bias that proposes a survey and a documentary analysis of current collective teaching method of stringed instruments. The objective is to systematize, standardize and, subsequently, verify if and how these methods can meet the criterion presented by the National Curriculum Parameters (NCPs) for the teaching of music in Brazilian regular schools, showing the ways to encourage music teachers of using the collective instruments teaching system in compliance to Act nº 11.769/08. This procedure resulted in a bibliographical and documental work, which used the guide-oriented notation procedure for data collection, and the descriptive statistics and pattern matching for interpretation, organization and presentation of obtained data. The thesis is structured in six chapters: revision of bibliography, theoretical foundation, methodology, analysis of collective teaching methods of stringed instruments, systematization of data obtained in analysis, suggestion of contents to be applied in schools, and comparison of the obtained data with NCPs proposal for music. As theoretical foundation it was used the complexity paradigm, proposed by Edgar Morin, which preconizes a new way of thinking and perceiving the world, abandoning the simplifying conception, idealized by the positivist science, and seeking a deeper approach to deal with the different realities presented to us nowadays. As reference in music teaching area it was used the praxial philosophy proposed by David Elliott, which is based on transmission of concepts and development of creativity and musicality through the practice, and Joel Barbosa´s proposals, related to the usage of collective teaching as strategy to bring the historical, cultural and psychological values into musical teaching, acting in the cultural decolonisation process in which we are permanently submitted. Two works also served as technical reference: Teaching of instrumental music and ASTA String curriculum. The practical part of work involved the analysis of fifteen collective teaching methods of stringed instruments, five of them Brazilian and five North-American, the latter of which being written in two volumes. The information obtained was used to find, in chapter five, a pedagogic pattern proposed by these methods. After being compared and demonstrated that is possible to attend the theoretical models, the data obtained was used to substantiate the preparation of a didactic proposal, divided in six levels and intended to be used in elementary school teaching (but not exclusively). In chapter six, the final analysis was made, by cross-checks of previous data with objectives and contents of NCPs. At the conclusion, it was found that the collective music teaching of stringed instruments can constitute itself as an appropriate tool for music teaching in regular schools, by being an efficient alternative and, mainly, viable for the accomplishment of music teaching in Brazil. |
Palavras-chave: | Música - Instrução e estudo Instrumento de arco Ensino de instrumentos Ensino d emúsica Música - Escola |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24067 |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO MUSICAL COLETIVA COM INSTRUMENTOS DE ARCO - SANTOS, W. R..pdf | 245,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.