Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lucena, Rita de Cássia Saldanha de | - |
dc.contributor.author | Rios, Débora Patrícia Medeiros Santos | - |
dc.creator | Rios, Débora Patrícia Medeiros Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T15:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2015-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24106 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica indolor e não invasiva utilizada tanto experimentalmente como terapeuticamente para modular a função cerebral em adultos e crianças. Nos últimos anos a aplicação da ETCC em crianças com dislexia ainda não foi explorada. Objetivo: investigar o impacto da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o desempenho da leitura em crianças com dislexia. Metodologia: Trata-se de um ensaio clínico autocomparado com 12 participantes destros (3 do sexo feminino e 9 do sexo masculino), na faixa etária entre 8 e 17 anos de idade. A ETCC foi realizada utilizando um par de eletrodos de borracha (35cm2) com intensidade de 2mA por 30 minutos. O ânodo foi colocado entre as regiões temporal média e temporal posterior esquerda (entre T4 e T5), e o catódo na região supra-orbital direita, conforme determinado pelo Sistema Internacional EEG 10-20. As crianças realizaram tarefas de leitura a fim de medir a capacidade de lerem letras, sílabas, palavras, pseudopalavras e textos com acurácia e fluência. Resultados: Foi observado um aumento significativo na quantidade de pseudopalavras, e de palavras lidas corretamente no texto após a ETCC. Em relação às provas de letras, sílabas e palavras não ocorreram diferenças significativas entre antes e após ETCC, o mesmo acontecendo com tempo de leitura. Conclusão: Os resultados demonstram que ETCC tem o potencial de melhorar a leitura em crianças com dislexia, mas os ganhos com a ETCC devem ser interpretados com cautela, devido ao pequeno número de participantes e à falta de um grupo controle. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dislexia | pt_BR |
dc.subject | Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua | pt_BR |
dc.subject | Neuromodulação | pt_BR |
dc.title | Estimulação Transcraniana Por Corrente Contínua Em Crianças Com Dislexia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
dc.contributor.referees | Pepe, Vera Pedreira dos Santos | - |
dc.contributor.referees | Silva, Luzia Poliana Anjos da | - |
dc.contributor.referees | Guimarães, Camila Vila Nova de Freitas | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.publisher.program | Medicina em Saude | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Medicina 1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMS)
|