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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24224
Tipo: Dissertação
Título: As relações e as práticas docentes no Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA na percepção dos professores: uma reflexão à luz da psicanálise
Autor(es): Raphael, Jackeline Kruschewsky Duarte
Autor(es): Raphael, Jackeline Kruschewsky Duarte
Abstract: Em decorrência de um cenário permeado por crises, é importante repensar a função da Universidade, abordando a relação que ela estabelece com a sociedade. No contexto de uma reforma universitária intitulada Universidade Nova, o projeto do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da UFBA traz como proposta mudanças inovadoras na formação discente e, consequentemente, na prática docente. Diante de alguns desafios, tais como adaptação ao novo perfil do estudante universitário, reestruturação das práticas pedagógicas e redefinição do que seja a função docente no ensino superior, a partir da implantação deste novo projeto, este trabalho apresenta reflexões sobre os desafios enfrentados pelos professores no que tange às relações professor-aluno-instituição e às práticas docentes. Tudo isso é realizado levandose em conta o referencial teórico da psicanálise, com as contribuições de Freud e de Lacan no que diz respeito ao conceito de transferência, como eixo norteador que permeia as relações no contexto do ensino, contando também com a teoria dos discursos de Lacan e os laços sociais no contexto acadêmico. Através de uma pesquisa qualitativa exploratória, os professores do BIS foram escutados quanto às suas experiências neste contexto, a partir das suas percepções no que tange à relação com a docência, com o projeto pedagógico do BIS, sua entrada nesse cenário e como estão sendo vivenciadas as relações com os alunos, com a UFBA e com os colegas de trabalho. Os resultados foram discutidos usando a análise de conteúdo, proposta por Bardin. Dentre os principais achados, destacamos o perfil interdisciplinar do professor, o seu comprometimento com o projeto do curso, o trabalho em equipe e as práticas docentes interdisciplinares. Conclui ressaltando a importância da relação entre o ensino e a teoria psicanalítica, intersecção possível pela via do saber e do não-saber, mas, sobretudo, da possibilidade de circulação entre diferentes discursos, com a intenção de promover mudanças no cenário da educação superior.
Due to a setting permeated by crises, it is important to rethink the role of the University, addressing the relationship it establishes with society. In the context of university reform entitled New University, the project of the Bachelor in Interdisciplinary Health (BIS), as a proposal of UFBA, brings innovative changes in student training and, consequently, in teaching practice. Face some challenges, such as adapting to the new profile of the students, restructuring of teaching practices and redefinition of the teaching role in higher education, since the implementation of this new project, this paper presents reflections on the challenges faced by teachers in regard to teacher-student-institution relationships and teaching practices. All this is done taking into account the theoretical framework of psychoanalysis, with the contributions of Freud and Lacan in relation to the concept of transference, as a guideline that permeates relations in the context of education, also relying on the lacanian theory of discourses and social ties in the academic context. Through an exploratory qualitative research, teachers from BIS were heard regarding their experiences, their perceptions regarding the relationship with the teaching, the pedagogical design of BIS, their entrance in this scenario and how they are experiencing the relationships with students, UFBA and colleagues. The results were discussed using content analysis proposed by Bardin. Among the main findings, we highlight the interdisciplinary teacher profile, their commitment to the course design, teamwork and interdisciplinary teaching practices. It concludes emphasizing the importance of the relationship between teaching and psychoanalytic theory, from the intersection of knowing and not-knowing, but, above of all, of the possibility of movement between different discourses, with the intention of promoting changes in the setting of higher education.
Palavras-chave: Reforma Universitária
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Prática Docente
Psicanálise
Educação superior
CNPq: Educação Superior
Psicanálise
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24224
Data do documento: 20-Set-2017
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

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