Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Barreto, Paula Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Santos, Paula Odilon dos | - |
dc.creator | Santos, Paula Odilon dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T18:23:17Z | - |
dc.date.available | 2017-09-20T18:23:17Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-20 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24228 | - |
dc.description.abstract | Desde o ato de criação do Artigo nº 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias – ADCT – da Constituição Federal de 1988, operacionalizou-se no país um burilamento em relação à existência das diversas comunidades negras rurais. Em 1995, quando este decreto entra realmente em vigor, observa-se por parte do Movimento Negro, da Academia, dos setores jurídicos e, principalmente por parte dos próprios atores sociais que residem nessas comunidades, uma movimentação pela busca da compreensão e implementação desse artigo, que veio a alterar significativamente a maneira como esses sujeitos, até então dispersos e silenciados nos diversos cantos e recantos deste país no que se refere a sua negritude, formas de organização política, social e cultural, passaram a ser divisados e tratados perante o Estado-nação, tornando-se então atores sociais ressurgidos e detentores de direitos políticos específicos. Esta pesquisa focaliza como se deu este acontecimento na comunidade quilombola de Tijuaçu, objetivando demonstrar como acontece o processo de construção identitária destes agentes, sua conversão simbólica de atores sociais negros que, até o final da década de 1990, conheciam apenas o racismo e a discriminação por parte do entorno social que os envolve, tendo como principal justificativa para este comportamento o fato de a comunidade ser referida como sendo “as terras dos Pretos do Lagarto”, para atores sociais remanescentes de quilombo, procurando focalizar e demonstrar ao leitor (a) como se deu a apropriação deste princípio no interior deste grupo étnico, como ele se processa no momento presente, bem como demonstrar suas lutas e resistências empreendidas secularmente para ser e permanecer negro em um contexto social que refuta sua existência e organização como grupo étnico diferenciado: o sertão da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de natureza etnográfica que utilizou como principais instrumentos para a coleta de dados: a observação-participante - caracterizada pela convivência da pesquisadora junto ao grupamento aqui descrito - conversas informais mantidas ao longo do desenvolvimento deste estudo e entrevistas semiestruturadas, cujos roteiros encontram-se anexados a esta pesquisa. Estas entrevistas foram interpretadas com base na Análise do Discurso dos informantes e os resultados encontram-se descritos ao longo dos capítulos que compõem este estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Tijuaçu | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Sertão | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Quilombos - Bahia - historia | pt_BR |
dc.title | Ser quilombola no sertão: tijuaçu, lutas e resistências no processo de construção identitária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Centro de Estudos Afro-Orientais | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de | - |
dc.contributor.referees | Silva, Valdélio | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PÓS-AFRO)
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