Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Sampaio, Aline | - |
dc.contributor.author | Pereira, Juliana Laranjeira | - |
dc.creator | Pereira, Juliana Laranjeira | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-02T17:15:43Z | - |
dc.date.issued | 2017-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2016-09-19 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24300 | - |
dc.description.abstract | Resumo em Português
Introdução: Estudos voltados para a investigação de experiências traumáticas e Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em alunos universitários ainda são escassos, assim como a consequente repercussão no desempenho acadêmico desses indivíduos.
Objetivo: Investigar a associação entre experiências traumáticas e TEPT com o desempenho acadêmico de estudantes universitários.
Método: Método censitário, com os alunos presentes na sala de aula no momento da pesquisa, calouros e concluintes, dos cursos de graduação de sete instituições de ensino superior, públicas e privadas, localizadas no Nordeste do Brasil, com idade igual ou superior a 18 anos e que consentiram em participar do estudo. Os instrumentos auto-aplicáveis usados para a coleta foram: Questionário sócio-demográfico; Questionário de história de trauma (THQ); PTSD Checklist-Civilian Version (PCL-C). A informação sobre desempenho acadêmico foi obtida através de resultados da classificação no vestibular para os calouros e do escore médio para os concluintes.
Resultados: Quatorze porcento dos 2213 estudantes que participaram do estudo, 13.3% entre os calouros e 14.9% entre os concluintes apresentaram TEPT. A categoria rendimento acadêmico baixo apresentou maior prevalência de TEPT, tanto para os calouros, quanto para os concluintes.
Conclusão: Estudantes afetados por TEPT tem maior chance de estarem entre aqueles com pior desempenho acadêmico. Estes resultados indicam a necessidade de voltar a atenção para os estudantes que vivenciaram experiências traumáticas, e desenvolveram TEPT, a fim de garantir o sucesso na graduação, como também o desempenho profissional futuro.
Palavras-chaves: TEPT; desempenho acadêmico; estudantes universitários | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo em Inglês
Introduction: There are as yet few studies focused on researching traumatic experience and Post Traumatic Stress Disorder (PTSD) in university students, and on the consequent impact on the academic performance of these individuals.
Objective: To investigate the association between traumatic experiences and PTSD with the academic performance of college students.
Method: Census method, with students present in the classroom during the survey, freshmen and seniors, at seven undergraduate institutions of higher education, public and private, in the Northeast of Brazil, aged 18 years or over and who agreed to participate. The self-reporting instruments used for the collection were: socio-demographic questionnaire; trauma history questionnaire (THQ); PTSD Checklist-Civilian Version (PCL-C). Information on academic performance was obtained from the results rankings of the entrance exam for the freshmen and the average grade for the graduates.
Results: Fourteen percent of the 2213 students who participated in the study, 13.3% of freshmen and 14.9% of graduates had PTSD. The 'Low' academic achievement category showed higher prevalence of PTSD for both first- and final-semester students.
Conclusion: We conclude that the students affected by PTSD are more likely to be among those with lower academic performance. These results indicate that attention is needed upon students who have gone through traumatic experiences and developed PTSD, in order to ensure success throughout their studies and in their future professional lives.
Keywords: PTSD; academic performance; university students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TEPT | pt_BR |
dc.subject | desempenho acadêmico | pt_BR |
dc.subject | estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Transtorno de estresse pós-traumático e desempenho acadêmico em estudantes universitários | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.embargo.liftdate | 10000-01-01 | - |
dc.contributor.advisor-co | Quarantini, Lucas de Castro | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Mônica | - |
dc.contributor.referees | Marback, Roberta | - |
dc.contributor.referees | Almeida, Risonete Lima de | - |
dc.contributor.referees | Nery, Fabiana | - |
dc.contributor.referees | Neves, Darci | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Medicina da Bahia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Medicina | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMS)
|