Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Davel, Eduardo Paes Barreto | - |
dc.contributor.author | Vilas-Boas, Otacílio Torres | - |
dc.creator | Vilas-Boas, Otacílio Torres | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T21:02:42Z | - |
dc.date.available | 2017-11-16T21:02:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-16 | - |
dc.date.submitted | 2017-09-01 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24602 | - |
dc.description.abstract | A liderança intercultural se faz presente quando diferentes culturas, a exemplo das nacionais, estão envolvidas nas relações de liderança. Apesar de existirem diversos estudos envolvendo a liderança intercultural, o foco recai sobre a cultura nacional de cada líder dentro de uma análise de atributos e estilos de liderança. Pouco se estuda sobre a relação entre culturas e seus reflexos na liderança como uma instância relacional supranacional. Há, portanto, uma lacuna referente a trabalhos ligados à interculturalidade no âmbito da liderança, o que inclui a relação entre líderes e seguidores de diferentes países ao atuarem em conjunto. É relevante compreender como as relações de liderança possibilitam a realização de projetos e demais ações desenvolvidas em contextos organizacionais nos quais um coletivo intercultural se faz presente. Ademais, os estudos em liderança, predominantemente, são centrados em indivíduos, e não na prática da liderança. O objetivo desta pesquisa foi examinar como, na prática da liderança, são promovidas a organização e a coordenação de atividades em um coletivo intercultural. A base teórica incluiu estudos sobre liderança, interculturalidade, prática e organizações. Foi realizada uma pesquisa empírica envolvendo a liderança em projetos internacionais na organização Rotary, na qual adotou-se uma abordagem qualitativa, com enfoque na epistemologia da prática e a utilização das seguintes técnicas de interação com o material empírico: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, observação direta, observação participante e sombreamento (shadowing). Nos projetos internacionais no Rotary, notou-se que a liderança pode ser compreendida a partir de três práticas integradas: o servir, a parceria e o conflito. Os resultados desta pesquisa permitem avanço no conhecimento sobre os desafios relacionados à liderança em contextos interculturais, possibilitando melhores desempenhos organizacionais, e contribuem para o desenvolvimento de pesquisas empíricas com reflexividade mais apurada e com consideração plena da força da cultura na prática intercultural da liderança no mundo contemporâneo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Estudos baseados em prática | pt_BR |
dc.subject | Projetos internacionais | pt_BR |
dc.subject | Rotary | pt_BR |
dc.title | Liderança como prática intercultural: um estudo de projetos internacionais na organização Rotary | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fischer, Tânia Maria Diederichs | - |
dc.contributor.referees | Cavazotte, Flávia de Souza Costa Neves | - |
dc.contributor.referees | Reis, José Marcelo Dantas dos | - |
dc.contributor.referees | Bispo, Marcelo de Souza | - |
dc.publisher.departament | Escola de Administração | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (NPGA)
|