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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24602
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDavel, Eduardo Paes Barreto-
dc.contributor.authorVilas-Boas, Otacílio Torres-
dc.creatorVilas-Boas, Otacílio Torres-
dc.date.accessioned2017-11-16T21:02:42Z-
dc.date.available2017-11-16T21:02:42Z-
dc.date.issued2017-11-16-
dc.date.submitted2017-09-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24602-
dc.description.abstractA liderança intercultural se faz presente quando diferentes culturas, a exemplo das nacionais, estão envolvidas nas relações de liderança. Apesar de existirem diversos estudos envolvendo a liderança intercultural, o foco recai sobre a cultura nacional de cada líder dentro de uma análise de atributos e estilos de liderança. Pouco se estuda sobre a relação entre culturas e seus reflexos na liderança como uma instância relacional supranacional. Há, portanto, uma lacuna referente a trabalhos ligados à interculturalidade no âmbito da liderança, o que inclui a relação entre líderes e seguidores de diferentes países ao atuarem em conjunto. É relevante compreender como as relações de liderança possibilitam a realização de projetos e demais ações desenvolvidas em contextos organizacionais nos quais um coletivo intercultural se faz presente. Ademais, os estudos em liderança, predominantemente, são centrados em indivíduos, e não na prática da liderança. O objetivo desta pesquisa foi examinar como, na prática da liderança, são promovidas a organização e a coordenação de atividades em um coletivo intercultural. A base teórica incluiu estudos sobre liderança, interculturalidade, prática e organizações. Foi realizada uma pesquisa empírica envolvendo a liderança em projetos internacionais na organização Rotary, na qual adotou-se uma abordagem qualitativa, com enfoque na epistemologia da prática e a utilização das seguintes técnicas de interação com o material empírico: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas, observação direta, observação participante e sombreamento (shadowing). Nos projetos internacionais no Rotary, notou-se que a liderança pode ser compreendida a partir de três práticas integradas: o servir, a parceria e o conflito. Os resultados desta pesquisa permitem avanço no conhecimento sobre os desafios relacionados à liderança em contextos interculturais, possibilitando melhores desempenhos organizacionais, e contribuem para o desenvolvimento de pesquisas empíricas com reflexividade mais apurada e com consideração plena da força da cultura na prática intercultural da liderança no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEstudos baseados em práticapt_BR
dc.subjectProjetos internacionaispt_BR
dc.subjectRotarypt_BR
dc.titleLiderança como prática intercultural: um estudo de projetos internacionais na organização Rotarypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesFischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.refereesCavazotte, Flávia de Souza Costa Neves-
dc.contributor.refereesReis, José Marcelo Dantas dos-
dc.contributor.refereesBispo, Marcelo de Souza-
dc.publisher.departamentEscola de Administraçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração - NPGApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
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