https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24972
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações |
Autor(es): | Pereira, Lívia Maria Reis Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Gondim, Sônia Maria Guedes |
Autor(es): | Pereira, Lívia Maria Reis Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz Gondim, Sônia Maria Guedes |
Abstract: | Este artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente. |
Palavras-chave: | Aprendizagem de competências Suporte à transferência Desempenho no cargo Validação de escalas Docentes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24972 |
Data do documento: | 9-Jan-2018 |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pereira_et_al-2016-Organiza--es_&_Sociedade.pdf | 356,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.